Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Milton, 1 mês e 25 dias de idade, apresenta, há 24 horas, leve coriza hialina, tosse discreta, fezes líquidas amareladas (cerca de sete evacuações), febre alta que cede com paracetamol e reaparece algumas horas depois. Hoje teve várias “crises” de choro forte e está “um pouco diferente”. Recebe leite materno e fórmula láctea industrializada desde 28 dias de idade. Exame físico: peso 4.900 g, T.ax 39,1º C, FC 144 bpm, FR 40 irpm; alterna períodos de choro intenso com apatia, irritável ao manuseio, hipertonia muscular difusa, fontanela plana levemente deprimida, elasticidade cutânea e turgor discretamente reduzidos, ausência de lágrimas, sede exacerbada, pulsos amplos e acelerados, extremidades acianóticas, ausculta cardiopulmonar, abdome e membros inferiores sem alterações. O exame complementar indicado é:

A
dosagem de eletrolítios no suor.
B
análise de liquor por punção lombar.
C
ultrassonografia abdominal.
D
pesquisa de elementos anormais nas fezes.
Lactente de cinco meses iniciou quadro de cianose de mucosas labial, bucal, e de leitos ungueais de mãos e pés, que se exacerba com o choro e, às vezes, com a mamada. Exame físico: eutrófica; eupnéica; precórdio calmo; sopro rude em borda esternal esquerda. Radiografia de tórax: ausência de infiltrado pulmonar; hipofluxo pulmonar; área cardíaca de tamanho normal; arco médio escavado. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Qual o tipo mais comum de atresia de esôfago?
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. Uma concentração de PSA total no sangue superior a 4,0 ng/dl é considerada anormal na maioria das provas e é sugestiva de câncer de próstata, PORTANTO pode ser usado como padrão ouro para o diagnóstico de câncer de próstata e define a estratégia terapêutica.
O método histoquímico atualmente utilizado para o diagnóstico da doença de Hirschsprung identifica a atividade aumentada na biópsia de reto e cólon de qual substância?
Compartilhar