Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Milton, 1 mês e 25 dias de idade, apresenta, há 24 horas, leve coriza hialina, tosse discreta, fezes líquidas amareladas (cerca de sete evacuações), febre alta que cede com paracetamol e reaparece algumas horas depois. Hoje teve várias “crises” de choro forte e está “um pouco diferente”. Recebe leite materno e fórmula láctea industrializada desde 28 dias de idade. Exame físico: peso 4.900 g, T.ax 39,1º C, FC 144 bpm, FR 40 irpm; alterna períodos de choro intenso com apatia, irritável ao manuseio, hipertonia muscular difusa, fontanela plana levemente deprimida, elasticidade cutânea e turgor discretamente reduzidos, ausência de lágrimas, sede exacerbada, pulsos amplos e acelerados, extremidades acianóticas, ausculta cardiopulmonar, abdome e membros inferiores sem alterações. O exame complementar indicado é:

A
dosagem de eletrolítios no suor.
B
análise de liquor por punção lombar.
C
ultrassonografia abdominal.
D
pesquisa de elementos anormais nas fezes.
Um paciente, 78 anos, foi admitido na emergência do PS com quadro confusional agudo, de evolução há 4 dias, após ter desenvolvido infecção do trato urinário. Foi então realizado o diagnóstico sindrômico de Delirium. Com base nesses dados, podemos afirmar que:
Sabe-se que o paciente portador de síndrome genética tem uma incidência maior de Cardiopatia congênita. Com base nesta afirmação correlacione as colunas e indique a alternativa correspondente à resposta certa: I. Síndrome de Down. II. Síndrome de Marfan. III. Síndrome de Turner. IV. Síndrome de Noonan. ( ) Aneurisma de Aorta e Prolaspso de valva mitral; ( ) Coarctação de aorta e Comunicação interatrial; ( ) Comunicação interventricular e Defeito do septo atrioventricular; ( ) Estenose pulmonar e estenose de ramos pulmonares
Menina, de 10 anos, está na 4ª série. Os professores queixam-se que ela é distraída, inquieta e costuma faltar à escola. Ela consegue se concentrar apenas durante a primeira hora e gosta de atividades ao ar livre. Para fazer a lição de casa, leva horas, tem a ajuda da mãe, mas com frequentes conflitos. Durante a consulta médica, a menina é razoavelmente calma e focada. QI = 132. O quadro descrito é sugestivo de:
O índice de Apgar é um método objetivo de quantificar a condição do recém-nascido e é útil para se obter informações sobre o estado geral e a reação à reanimação. Qual seria o valor do índice de APGAR, de um recém-nascido que após as medidas de reanimação apresentava respiração irregular, frequência cardíaca maior que 100 bpm, movimento ativo, corpo rosado, extremidades cianóticas e choraminga?
Compartilhar