Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

MLS, 50 anos, feminina, foi consultar por quadro de fraqueza, dispneia e por notar sua pele mais amarela há quatro dias. Refere ter apresentado febre com tosse seca há uma semana. Agora se encontra afebril, com melhora da tosse. Ao exame físico, apresenta mucosas hipocoradas, ictéricas, acianóticas, PA = 110/70 mmHg, FC = 120 bpm. Não apresenta adenomegalias nem hepatoesplenomegalia. Ausculta pulmonar e cardíaca sem alterações, exceto taquicardia. Exames Laboratoriais: Hemograma: Hemácias = 2.500.000/mm³, Hb = 8,5g/dl, Hlco = 25%, Leucócitos = 10.000/mm³ (bast = 4%Seg, = 59%eos = 3% linf = 31% mon = 3%) Plaquetas = 210.000 mm³, Bilirrubina direta = 0,4mg/dl, bilirrubina indireta = 3,7mg/dl Coombs direto = positivo. Qual o diagnóstico mais provável e a conduta a ser tomada?

A
Esferocitose; realizar esplenectomia.
B
Anemia falciforme, iniciar hidratação.
C
Anemia hemolítica autoimune, iniciar corticosteroide.
D
Anemia hemolítica microangiopática, realizar plasmaferese.
E
Hemoglobinúria paroxística noturna, encaminhar ao transplante de medula óssea.
Avalie as seguintes afirmativas quanto à hanseníase. I. As principais causas de morbidade da hanseníase decorrem do fato de que o Mycobacterium leprae apresenta tropismo característico pelos nervos periféricos acrescido a que certos estados reacionais são mediados imunologicamente. II. Define-se como caso de hanseníase indivíduo que apresente uma ou mais de uma das seguintes características e que requer quimioterapia: lesão(ões) de pele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo(s) com espessamento neural e baciloscopia positiva. III. O Mycobacterium leprae tem baixa infectividade e alta patogenicidade, isto é, infecta muitas pessoas, no entanto só poucas adoecem. IV. A poliquimioterapia padronizada pela Organização Mundial de Saúde inclui os seguintes agentes de escolha no tratamento da hanseníase: dapsona, clofazimina e rifampicina. V. Os estados reacionais ocorrem, principalmente, durante os últimos meses do tratamento quimioterápico da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou depois do mesmo nesse caso após a cura do paciente. Assinale a alternativa correta.
Considere as seguintes informações: I- A glicose passa a placenta por difusão facilitada. A insulina não ultrapassa a barreira placentária. II- Ocorre agravamento do diabetes na gestação entre 12 e 20 semanas de gestação. III- No binômio diabetes mellitus e gravidez há possibilidade de complicações, tais como parto pré-termo, pré-eclâmpsia, polidrâmnio e macrossomia. Assinale a alternativa correta:
Paciente em trabalho de parto, IV plano de hodge,feto vivo, com partograma revelando variedade de posição OEA que ultrapassou a linha de ação. Qual a conduta?
Não se relaciona à artrite idiopática juvenil:
Compartilhar