Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Morgana, 15 anos, namora Roger, de 18 anos, há três anos. Há dois dias teve sua primeira relação sexual e procurou atendimento médico porque não quer engravidar. Relata menarca aos 13 anos, com ciclo menstrual regular. Na avaliação de Morgana você identifica que existe risco de gravidez após esta relação, considerando o período menstrual. Sua orientação, neste momento, é:

A
estimular Morgana para que converse com Roger.
B
indicar o uso imediato da “pílula do dia seguinte”.
C
solicitar o comparecimento de um dos pais.
D
marcar retorno para ver ß HCG.
Paciente de 32 anos, nuligesta, chega ao consultório com relato de dor pélvica crônica desde os 25 anos. Refere ciclos menstruais de 25 dias de duração com 8 dias de sangramento de moderada intensidade. Dismenorreia, náuseas e vômitos são frequentes durante a menstruação. Existe melhora dos sintomas com contraceptivos orais, mas a paciente relata parada do uso há 2 anos. O exame físico da paciente é normal. O diagnóstico mais provável é:
Mulher de 22 anos realiza exame citopatológico de rotina e o resultado no laudo é de lesão epitelial de baixo grau. Qual a conduta mais correta?
Recém-nascido de 39 semanas de gestação, pesando 4000 g, apresentava limitação do movimento do membro superior direito, braço em adução, rotação interna, extensão do cotovelo, pronação do antebraço e presença do reflexo de preensão. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente, 52 anos, faz mamografia de rotina e aparece área de densidade assimétrica no QSE esquerdo. Durante a mamografia, o radiologista mandou que ampliasse aquela área com compressão para ver o seu comportamento. A área de densidade assimétrica permaneceu. Esta área, ao exame clínico, não tem maior expressão. A ultrassonografia de mama mostrou área ecogênica densa com discreta sombra. A conclusão da mamografia foi Categoria 4 (altamente suspeita); na ultrassonografia a conclusão foi BI-RADS 4. Foi então indicada core biopsia, que foi realizada. O resultado histopatológico foi inconclusivo pedindo para continuar a pesquisa. Qual deve ser o próximo passo?
Compartilhar