Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Morgana, 15 anos, namora Roger, de 18 anos, há três anos. Há dois dias teve sua primeira relação sexual e procurou atendimento médico porque não quer engravidar. Relata menarca aos 13 anos, com ciclo menstrual regular. Na avaliação de Morgana você identifica que existe risco de gravidez após esta relação, considerando o período menstrual. Sua orientação, neste momento, é:

A
estimular Morgana para que converse com Roger.
B
indicar o uso imediato da “pílula do dia seguinte”.
C
solicitar o comparecimento de um dos pais.
D
marcar retorno para ver ß HCG.
Paciente de 58 anos, assintomático, realiza um ultrassom de abdome de rotina que demonstra um aneurisma de aorta abdominal com 4 cm de diâmetro. Assinale a alternativa que contenha a conduta mais apropriada para este paciente:
Em relação à doença de Hirschsprung, assinale a alternativa INCORRETA.
Um paciente de 80 anos de idade foi submetido a uma operação de emergência por um aneurisma de aorta roto. O paciente estava instável hemodinamicamente. O cirurgião observou uma lesão no ureter esquerdo comprometendo 50% da circunferência. A conduta mais adequada para esse caso é:
Lactente de 10 meses de idade chega a emergência com história de febre há 24 horas, tosse, rinorreia e choro intenso. No exame físico apresentava-se com hiperemia discreta de membrana timpânica à esquerda e febre. Restante do exame normal. Qual sua conduta?
Compartilhar