Menino, 7 anos de idade, compareceu à emergência com queixa de dor no joelho esquerdo e febre há 2 dias. Ao exame: apresenta edema difuso em joelho esquerdo e não consegue apoiar esse membro no chão. Refere dor à palpação da metáfise distal do fêmur, sem derrame articular e a sua temperatura é de 38,5°C. A radiografia mostra edema de partes moles na região do joelho. O diagnóstico mais provável é:
A
Artrite séptica do joelho.
B
Osteomielite do fêmur distal.
C
Fratura articular do fêmur distal.
D
Celulite na região do joelho.
Outras questões
Em relação ao antígeno específico prostático, assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente de 2 anos de idade apresenta retardo do desenvolvimento neuropsicomotor e microcefalia. A investigação mostra: cariótipo 46XX; tomografia de crânio com calcificações periventriculares; liquor com 2 células, 5 hemácias, 12 proteína, 67 glicose; fundo de olho com coriorretinite. Qual o diagnóstico mais provável?
Um caso de meningite meningocócica foi identificado em uma menina da 8ª série, do turno da tarde de uma escola. A conduta a ser adotada, a partir da notificação do caso é:
Lactente de nove meses deu entrada no Pronto-Socorro com quadro de broncopneumonia. Ao exame físico chama a atenção o alargamento epifisário e a proeminência das junções costocondrais. Os níveis séricos esperados de cálcio, fósforo e fosfatase alcalina são, respectivamente: