Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Motociclista, 24 anos de idade, sem capacete, sofre traumatismo cranioencefálico ao ser atingido por um carro. Chega ao pronto-socorro completamente imobilizado. Não responde a estímulos verbais ou dolorosos e não mexe os membros. A PA é de 70/60 mmHg, a FC de 40 batimentos por minuto e a FR de 35 incursões por minuto. O primeiro passo no tratamento deste paciente é:

A
Obter via aérea definitiva.
B
Fazer tomografia computadorizada de crânio.
C
Fazer raio X de perfil de coluna cervical.
D
Iniciar a administração de cristaloide através de duas veias calibrosas.
R.S.A., 38 anos, costureira há 19 anos, apresenta sintomas de formigamento dos três primeiros quirodáctilos das mãos, mais intenso à direita; dor no punho com irradiação para cotovelo e fraqueza nos braços. Relata que, frequentemente, acorda à noite com dor e sente dificuldade para pentear o cabelo. Este quadro representa a compressão do nervo:
São alterações morfológicas encontradas na Tetralogia de Fallot, exceto:
Arthur é atendido e internado em hospital de urgência após acidente automobilístico. Entre as diversas especialidades médicas que assistem o paciente devido seu politrauma, qual foi a solicitada para avaliação e conduta de HIFEMA?
Na consulta de puericultura do lactente, uma etapa fundamental é a avaliação da perda dos reflexos primitivos, com relação a estes reflexos, assinale a alternativa correta:
Compartilhar