Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

MRS, 28 anos, com 28 e 5/7 semanas de gestação, procura Unidade Básica de Saúde, onde faz pré-natal informando que seu parceiro está com sífilis. O obstetra solicita para a paciente VDRL (Venereal Disiases Research Laboratory) e FTA-Abs (Fluorescent Treponemal Antibody - Absorption), que vieram positivos. Por apresentar alergia documentada a penicilina gestante foi tratada com estearato de eritromicina por 15 dias. Tanto o parceiro como a paciente fizeram seguimento sorológico mantendo, após tratamento, VDRLs negativos. Com 38 e 3/7 semanas, paciente entra em trabalho de parto de dá a luz, por via de parto normal a recém-nascido pesando 3.740g, com Apgar 9 e 9, sem nenhuma alteração ao exame físico. Qual a conduta diante desse recém-nascido?

A
Como os pais foram tratados adequadamente e apresentam documentação da efetividade do tratamento, bem como acompanhamento, o recém-nascido é considerado de baixo risco para sífilis devendo apenas ser acompanhado em consultas de puericultura.
B
Apesar dos pais terem sidos tratados adequadamente, com documentação da efetividade do tratamento, o recém-nascido deverá ser submetido VDRL de sangue periférico. Se VDRL for positivo o recém-nascido deverá ser tratado com penicilina cristalina por 14 dias.
C
Como a mãe apresentou sífilis no último trimestre de gestação, apesar de ter sido tratada adequadamente, considera-se caso de sífilis congênita e o recém-nascido deverá ser tratado com penicilina cristalina por 14 dias, sendo necessário apenas realizar VDRL para acompanhamento sorológico.
D
Como a mãe foi tratada com outra droga que não a penicilina, trata-se de caso de sífilis congênita devendo o recém-nascido ser submetido a exames (radiografia de ossos longos, hemograma, punção liquórica e VDRL de sangue periférico) e tratado com penicilina cristalina se qualquer desses exames vierem alterados ou penicilina benzatina se exames normais.
E
Como os pais foram tratados adequadamente e apresentam documentação da efetividade do tratamento, bem como acompanhamento, o recém-nascido é considerado de baixo risco para síflis devendo colher apenas VDRL. Se títulos igual ou menor aos títulos materno, RN deverá ser acompanhado em consultas de puericultura; se VDRL for quatro vezes maior que os títulos maternos o recém-nascido deverá receber penicilina cristalina por 14 dias.
Lactente de 12 meses, sexo masculino, apresenta subitamente hemartrose de joelho esquerdo. Pais negam febre, estado geral excelente e não há outras alterações ao exame físico. Qual exame complementar pode auxiliar no diagnóstico?
Joel, 35 anos, apresentou um episódio autolimitado de diarreia, surgindo, algumas semanas depois, um quadro de tetraparesia ascendente, associada com tetra-hiporreflexia, que o incapacitou progressivamente até colocá-lo em ventilação mecânica por 10 dias. Evoluiu com progressiva resolução do quadro motor. A associação CORRETA é:
Um homem branco de 60 anos relata história de artrite de joelho direito há 05 dias. Há quatro meses teve artrite em tornozelo D e 1º metatarso, sendo medicado em pronto-socorro com anti-inflamatório não hormonal, obtendo alívio completo dos sintomas. Diabético e hipertenso em uso de tiazídico. Sem queixas intestinais ou urinárias. Antecedente de urolitíase em uma ocasião. Ao exame físico, apresentava temperatura axilar de 37,8ºC, artrite de joelho, rubor local em 1º metatarso, ausência de edema nos tornozelos. Sobre o caso acima, assinale apenas a afirmativa CORRETA:
Com relação ao comportamento clínico e patogenético da paracoccidioidomicose, é ERRADO afirmar:
Compartilhar