Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Mulher, 18 anos de idade, foi internada com queimação em região epigástrica há cerca de 20 horas. Associado ao quadro, vem notando zumbido em ambos os ouvidos. Ao exame físico, apresenta FR=34 ipm, FC=100 bpm, PA=120x78 mmHg. Não há descompressão brusca ou visceromegalias ao exame abdominal. Informou fazer uso crônico de aspirina e dipirona para tratamento de cefaleia. Assinale a alternativa que provavelmente traduzirá os achados gasométricos e eletrolíticos da paciente:

A
pH: 7,32 / pO2: 95 / pCO2: 30 / HCO3-: 15 / Na+: 140 / Cl-: 118
B
pH: 7,38 / pO2: 98 / pCO2: 35 / HCO3-: 20 / Na+: 140 / Cl-: 120
C
pH: 7,26 / pO2: 97 / pCO2: 23 / HCO3-: 10 / Na+: 140 / Cl-: 101
D
pH: 7,25 / pO2: 99 / pCO2: 35 / HCO3-: 15 / Na+: 130 / Cl-: 100
Em relação à reanimação neonatal na sala de parto, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Na ausência de líquido amniótico meconial, um recém-nascido com 35 semanas de idade gestacional, que apresente ao nascimento choro forte e bom tônus muscular, não necessita ser submetido aos passos iniciais da reanimação neonatal, bastando manter suas vias aéreas pérvias e prover calor, colocando-o sobre o tórax e/ou abdome materno. ( ) Diante da presença de líquido amniótico meconial fluido ou espesso, recomenda-se que o obstetra aspire boca, faringe e narinas, com sonda de aspiração traqueal nº 8 ou nº 10, assim que haja o desprendimento do polo cefálico. ( ) Para a ventilação com pressão positiva, pode-se utilizar um balão autoinflável, um respirador manual ou um balão anestésico, tendo como interfaces a máscara ou a cânula traqueal e, eventualmente, a máscara laríngea. ( ) A intubação traqueal é indicada se houver necessidade de realizar massagem cardíaca e/ou de administração de adrenalina. ( ) Caso não haja resposta à administração traqueal de adrenalina, ou diante da necessidade de utilizar expansores de volume, bicarbonato ou naloxona, a via preferencial para administração de medicações na sala de parto é a veia umbilical. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Paciente de 5 anos, é levado a unidade de saúde por apresentar há mais de 2 anos história de coriza, espirros e prurido nasal importantes praticamente diários, acompanhados de obstrução nasal, que incomodam o paciente e atrapalham sua atividade física, o sono e na escola. Sobre esse caso, assinale a afirmativa CORRETA:
Mãe procura pronto-socorro referindo que seu filho de 4 anos parou de movimentar o braço direito, após ter brincado de ser balançado pelos braços pelo pai. Exame físico: imobilidade do membro superior direito e cotovelo flexionado. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
O termo aneurisma deriva da palavra grega aneurysma, que significa ampliação e pode ser definido como uma dilatação localizada, permanente e irreversível de um vaso sanguíneo, tendo pelo menos 50% de aumento em seu diâmetro quando comparado ao diâmetro normal esperado para uma determinada artéria. Com relação aos seus fatores de risco, marque a alternativa correta.
Compartilhar