Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Mulher, 23 anos, com queixa de náusea e vômito 12 horas após ingestão de carne bovina enlatada. Na avaliação, ela refere diplopia e você percebe disartria, rouquidão e midríase. No período de observação na emergência surgem ptose e fraqueza nos membros superiores. Marque o correto sobre o caso em questão.

A
Trata-se de Síndrome de Guillain-Barré em sua forma clássica, com evolução descendente que é típica.
B
Como é uma mulher jovem, a causa mais provável dos sintomas é Miastenia gravis, sobretudo pelo achado midríase.
C
A mais forte hipótese é Botulismo.
D
Devemos procurar parasitas em seu corpo, pois essa é a apresentação típica de Paralisia do Carrapato e a remoção do mesmo é essencial.
E
Envenenamento por Ciguatera é típico após esse tipo de alimentação.
A droga indicada para o tratamento inicial da otite média aguda que ocorre em lactentes é:
Mulher de 29 anos apresenta-se em trabalho de parto após gestação de 39 semanas. Foi diagnosticada durante o 2º trimestre da gestação como tendo diabetes gestacional e tratada com dieta. O exame ultrassonográfico mostrou um feto com peso de 4000g não se identificou nenhuma anomalia congênita. Após um parto prolongado, caracterizado pela falta de descida da cabeça, foi diagnosticada desproporção cefalopélvica e feita a intervenção cirúrgica (cesariana). Nasceu um neonato pletórico, com peso de 4000g. Constatou-se que o neonato exibia esforços respiratórios irregulares e uma frequência cardíaca de 100 bpm logo após nascimento. O índice de Apgar no 1º minuto foi de 05; o pH do cordão umbilical foi de 7.10. Este neonato está em risco dos eventos abaixo, exceto:
A gravidez impõe ao organismo materno profundas modificações no metabolismo glicídico que em pacientes saudáveis se caracterizam por:
Em relação à fissura anal, assinale a alternativa correta.
Compartilhar