Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Mulher, 23 anos, com queixa de náusea e vômito 12 horas após ingestão de carne bovina enlatada. Na avaliação, ela refere diplopia e você percebe disartria, rouquidão e midríase. No período de observação na emergência surgem ptose e fraqueza nos membros superiores. Marque o correto sobre o caso em questão.

A
Trata-se de Síndrome de Guillain-Barré em sua forma clássica, com evolução descendente que é típica.
B
Como é uma mulher jovem, a causa mais provável dos sintomas é Miastenia gravis, sobretudo pelo achado midríase.
C
A mais forte hipótese é Botulismo.
D
Devemos procurar parasitas em seu corpo, pois essa é a apresentação típica de Paralisia do Carrapato e a remoção do mesmo é essencial.
E
Envenenamento por Ciguatera é típico após esse tipo de alimentação.
Lactente de 2 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, é arremessada de carro, pois não estava em uso de cadeirinha de proteção. É trazida pelos bombeiros à sala de emergência em uso de colar cervical, onde se encontra torporosa com resposta inespecífica à dor, sem abertura ocular. Pálida, sudorética, pulsos finos, FC: 160 bpm, FR: 35 irpm; entrada de ar diminuída difusamente; abdome distendido, com tatuagem traumática. Em relação à conduta imediata neste caso é CORRETO afirmar:
Paciente do sexo feminino, 51 anos, melanodérmica, apresenta colecistolitíase sintomática. Foi indicada colecistectomia laparoscópica. Exames clínicos pré-operatórios não revelaram quaisquer alterações. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que corresponde ao melhor conjunto de exames pré-operatórios de rotina para essa doente:
Em relação à intubação traqueal, podemos afirmar:
Com relação às complicações da pneumonia pelo Micoplasma pneumoniae, podemos afirmar que:
Compartilhar