Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Mulher, 23 anos de idade, apresenta corte de 5 cm de extensão na região frontal da face, passando pela sobrancelha. A conduta é:

A
suturar a pele com pontos isolados subdérmicos e dérmico-epidérmicos, pois é a forma mais rápida.
B
aplicar na pele sutura contínua subcutânea que, embora forneça cicatriz em escada, é a forma mais econômica.
C
suturar o subcutâneo com fio absorvível se suspeitar de contaminação, após lavá-lo exaustivamente.
D
aplicar, após a tricotomia, sutura com nylon incolor 4-0 no plano subdérmico e nylon 6-0 no dérmico-epidérmico.
Paciente com 56 anos de idade, previamente dislipidêmico, sem uso de medicação específica e história de trombose venosa de membros inferiores há 2 meses, em uso de varfarina. Apresenta mal-estar epigástrico vago, sensação de plenitude pós-prandial e dor em queimação epigástrica que iniciou há 3 meses. Refere acordar por causa da dor. Ao procurar a unidade básica de saúde, recebeu o diagnóstico clínico de gastrite e foi medicado com cimetidina. Como a dor não passava, resolveu, por conta própria, acrescer o uso de omeprazol. Quatro dias após o início do omeprazol, deu entrada na emergência por hematêmese e melena. Nesse momento, ao exame físico, apresentava palidez extremamente intensa e se encontrava em choque hipovolêmico. Evoluiu com parada cardíaca e não foi possível reverter a situação, indo a óbito no mesmo dia. Com base nesse caso, assinale a alternativa INCORRETA:
No paciente pediátrico portador de anomalia de rotação intestinal, o diagnóstico pode ser feito:
O sinal clínico que mais diferencia o linfedema do lipedema (lipodistrofia) de membros inferiores é:
Em relação à hematúria na infância, considere as seguintes afirmativas: 1. Hematúria é definida por excreção de quantidades anormais de eritrócitos intactos na urina. 2. Eritrocitúria dismórfica acompanhada de proteinúria anormal é sinal confiável de doença glomerular. 3. Doença policística renal, síndrome de Alport e doença falciforme são causas hereditárias de hematúria. 4. Testes urinários que utilizam fitas reagentes podem apresentar resultados falso-positivos para hematúria em caso de urinas alcalinas (com pH > 9). Assinale a alternativa correta.
Compartilhar