Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

Mulher, 23 anos, tabagista 30 maços/ano, índice de massa corpórea = 30 kg/m², comparece ao seu consultório em uso de Warfarin por trombose venosa profunda no membro inferior esquerdo há 2 meses. Apresenta dosagem de anticardiolipina IgG de 60 unidades GPL. Quanto aos aspectos diagnósticos da síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) marque o correto:

A
Sendo obesa, o anti-B2 glicoproteína é o melhor marcador e deve ser dosado duas semanas após o anticardiolipina.
B
Só podemos definir SAAF com uso de dois marcadores clínicos distintos e devemos solicitar anticoagulante lúpico.
C
Para o diagnóstico definitivo de SAAF necessitamos de nova dosagem de anticardiolipina com, no mínimo, 12 semanas após a primeira.
D
Devemos suspender o Warfarin e repetir imediatamente o anticardiolipina que só terá valor se em título superior ao inicial.
E
No caso em questão, o diagnóstico de SAAF já é definitivo, não necessitando de novas avaliações.
Qual antibiótico abaixo cobriria bem boa parte das enterobactérias e anaeróbios?
Uma paciente de 60 anos com classe IV de insuficiência cardíaca congestiva sistólica deveria usar (escolha a MELHOR associação):
Um paciente de 65 anos diagnosticado recentemente com atrite reumatoide consulta por anemia de 6 meses de evolução. O hemograma mostra um Hb: 8.5 g/dl; VCM: 68 l; leucócitos 7.250; plaquetas: 230.000/mm3; ferro 32mcg/dl (N 50-150); ferritina: 500 ng/dl (N 20-250). Qual poderia ser a hipótese MAIS apropriada para esta anemia?
Paciente masculino, de 51 anos apresenta-se ao pronto socorro relatando um episódio de hematêmese há 2 horas, com aproximadamente 200 ml de volume. Nega melena. Nega doença péptica ou uso de anti-inlamatórios não esteroides. Nega etilismo. Ao exame clínico apresenta-se consciente, com pressão arterial 110/68mmhg, pulso 115bpm, frequência respiratória 18 mrm, hipocorado, sem sinais de irritação peritoneal. A respeito do caso apresentado assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar