Mulher, 23 anos, tabagista 30 maços/ano, índice de massa corpórea = 30 kg/m², comparece ao seu consultório em uso de Warfarin por trombose venosa profunda no membro inferior esquerdo há 2 meses. Apresenta dosagem de anticardiolipina IgG de 60 unidades GPL. Quanto aos aspectos diagnósticos da síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) marque o correto:
A
Sendo obesa, o anti-B2 glicoproteína é o melhor marcador e deve ser dosado duas semanas após o anticardiolipina.
B
Só podemos definir SAAF com uso de dois marcadores clínicos distintos e devemos solicitar anticoagulante lúpico.
C
Para o diagnóstico definitivo de SAAF necessitamos de nova dosagem de anticardiolipina com, no mínimo, 12 semanas após a primeira.
D
Devemos suspender o Warfarin e repetir imediatamente o anticardiolipina que só terá valor se em título superior ao inicial.
E
No caso em questão, o diagnóstico de SAAF já é definitivo, não necessitando de novas avaliações.
Outras questões
Em relação ao antígeno específico prostático, assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente de 2 anos de idade apresenta retardo do desenvolvimento neuropsicomotor e microcefalia. A investigação mostra: cariótipo 46XX; tomografia de crânio com calcificações periventriculares; liquor com 2 células, 5 hemácias, 12 proteína, 67 glicose; fundo de olho com coriorretinite. Qual o diagnóstico mais provável?
Um caso de meningite meningocócica foi identificado em uma menina da 8ª série, do turno da tarde de uma escola. A conduta a ser adotada, a partir da notificação do caso é:
Lactente de nove meses deu entrada no Pronto-Socorro com quadro de broncopneumonia. Ao exame físico chama a atenção o alargamento epifisário e a proeminência das junções costocondrais. Os níveis séricos esperados de cálcio, fósforo e fosfatase alcalina são, respectivamente: