Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

Mulher, 23 anos, tabagista 30 maços/ano, índice de massa corpórea = 30 kg/m², comparece ao seu consultório em uso de Warfarin por trombose venosa profunda no membro inferior esquerdo há 2 meses. Apresenta dosagem de anticardiolipina IgG de 60 unidades GPL. Quanto aos aspectos diagnósticos da síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) marque o correto:

A
Sendo obesa, o anti-B2 glicoproteína é o melhor marcador e deve ser dosado duas semanas após o anticardiolipina.
B
Só podemos definir SAAF com uso de dois marcadores clínicos distintos e devemos solicitar anticoagulante lúpico.
C
Para o diagnóstico definitivo de SAAF necessitamos de nova dosagem de anticardiolipina com, no mínimo, 12 semanas após a primeira.
D
Devemos suspender o Warfarin e repetir imediatamente o anticardiolipina que só terá valor se em título superior ao inicial.
E
No caso em questão, o diagnóstico de SAAF já é definitivo, não necessitando de novas avaliações.
Recém-nascido de parto vaginal, peso de 4020 gramas, com extração difícil na hora do parto, apresenta membro superior direito em adução e rotação interna do braço além de pronação do antebraço. O reflexo de Moro é ausente deste lado e a preensão palmar é preservada. O diagnóstico mais provável é:
Depósitos corneanos estão associados com as seguintes mucopolissacaridoses.
Um executivo, com 66 anos de idade, procura assistência devido à perda de memória. Exceto pela necessidade de listar o que pretende comprar no supermercado, permanece completamente funcional A hipertensão controlada com enalapril e hidroclorotiazida, sem outras comorbidades, exame físico normal, pra miniexame do estado mental com escore de 27 em 30, pontuação perdida na avaliação da memória verbal de curto prazo. A melhor hipótese diagnóstica, considerando apenas os dados fornecidos é de
Um lactente de 6 meses de idade apresenta diarreia aquosa e vômitos há 48 horas (ao exame, sem sinais de desidratação). O plantonista prescreveu: - Manutenção do aleitamento materno - Sais de reidratação oral: 100-200 ml após perdas - Metoclopramidas: 7 gotas após cada episódio de vômito - Antiespasmódico: 7 gotas de 8/8 horas - Sulfametoxazo: trimotoprim: 5ml de 12/12 horas Quantos erros você detecta nesta prescrição:
Compartilhar