Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Mulher, 24 anos de idade, negra, foi internada com quadro de adinamia, adenomegalia generalizada e febre, há duas semanas. O exame físico evidenciou a presença de pulso paradoxal. Os exames laboratoriais indicavam: Hb = 10,1 g/dl; glóbulos brancos = 3.000 céls/mm³; plaquetas = 180.000 céls/mm³; urina tipo I = hematúria, com cilindros granulosos. Radiografia de tórax = cardiomegalia, com presença de duplo contorno cardíaco. O melhor exame para confirmar o diagnóstico etiológico é:

A
ecocardiografia;
B
sorologia para toxoplasmose;
C
pesquisa de fator antinúcleo;
D
fator reumatoide.
Uma família de baixa renda é constituída pelos pais e 3 filhos, de 2, 5 e 11 anos. Todos dormem em um único cômodo em sua residência. A criança de 5 anos é acometida por meningite por Pneumococo. Em relação à profilaxia, ela deve ser feita:
O município de Fortaleza apresentou nos últimos anos (2005 e 2006) uma média de 13.000 casos de dengue de todas as formas (com uma média de 120 casos de dengue hemorrágico e de 10 mortes por dengue). Em uma sessão científica em sua unidade básica de saúde da família, está havendo uma discussão sobre a importância do diagnóstico precoce e manejo das formas graves de dengue. Qual dos conjuntos de sinais abaixo seria indicador de alerta para formas graves de dengue?
Todos os fatores de risco abaixo relacionam-se com lesões ao assoalho pélvico durante o parto, EXCETO:
Com relação à exposição vertical ao HIV, assinalar a alternativa INCORRETA.
Compartilhar