Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Mulher, 24 anos de idade, negra, foi internada com quadro de adinamia, adenomegalia generalizada e febre, há duas semanas. O exame físico evidenciou a presença de pulso paradoxal. Os exames laboratoriais indicavam: Hb = 10,1 g/dl; glóbulos brancos = 3.000 céls/mm³; plaquetas = 180.000 céls/mm³; urina tipo I = hematúria, com cilindros granulosos. Radiografia de tórax = cardiomegalia, com presença de duplo contorno cardíaco. O melhor exame para confirmar o diagnóstico etiológico é:

A
ecocardiografia;
B
sorologia para toxoplasmose;
C
pesquisa de fator antinúcleo;
D
fator reumatoide.
Com relação ao tromboembolismo venoso (TEV), assinale a alternativa INCORRETA:
Um sopro holodiastólico aspirativo localizado no 2º e 3º espaço intercostal direito, junto ao externo, é indicativo de insuficiência:
São considerados sintomas típicos da doença do refluxo gastroesofágico:
M.D.A., de sete anos, sexo masculino, tem apresentado dificuldades escolares. A professora notou que a criança tem períodos rápidos de parada das atividades, não responde quando chamado e tem olhar parado. Estes períodos são de curta duração de, no máximo, um minuto, porém se repetem várias vezes. Não refere nenhuma outra queixa e os exames clínicos e neurológicos são normais. Foi pedido um EEG e o laudo revelou atividade de espícula onda lenta 3 Hz difusa. Qual o diagnóstico para essa criança?
Compartilhar