Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Mulher, 24 anos de idade, recebeu o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico há 1 ano. Apresentava eritema malar em asa de borboleta e poliartrite, sem acometimento de outros órgãos. Os exames laboratoriais mostraram FAN positivo (padrão pontilhado 1:800) e anti-DNA nativo positivo (1:80), sem outros achados. Hoje em tratamento com prednisona 5 mg/dia e hidroxicloroquina 400 mg/dia, encontra-se assintomática e com exames de avaliação da doença normais. É essencial para o seguimento dessa paciente:

A
introduzir método contraceptivo.
B
contraindicar vacinação com vírus vivos.
C
introduzir medidas de fotoproteção.
D
contraindicar o uso de anti-inflamatórios não hormonais.
No diagnóstico das lesões ósseas, um fator importante é sua localização no osso. Qual das alternativas abaixo apresenta lesões que, caracteristicamente, se localizam na epífise de ossos longos?
Com relação às dermatoparasitoses e micoses superficiais na criança, identifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A escabiose é causada pelo Sarcoptes scabiei variedade hominis e no lactente se caracteriza pelo acometimento do couro cabeludo e comprometimento de palmas e plantas. ( ) A larva migrans cutânea é causada por ancilóstomos de cães e gatos e se caracteriza pelas lesões pruriginosas de aspecto serpiginoso. ( ) A Tinea capitis na criança se caracteriza por áreas de alopecia e descamação, com cabelos tonsurados, e o tratamento deve ser tópico. ( ) A pitiríase versicolor é mais comum no adolescente, pela característica lipofílica do fungo, que faz parte da flora cutânea normal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Os registros eletrocorticais obtidos no eletrencefalograma são gerados a partir de potenciais:
Qual o padrão eletrencefalográfico mais representativo de uma crise (epiléptica) de ausência típica?
Compartilhar