Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Mulher, 24 anos de idade, recebeu o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico há 1 ano. Apresentava eritema malar em asa de borboleta e poliartrite, sem acometimento de outros órgãos. Os exames laboratoriais mostraram FAN positivo (padrão pontilhado 1:800) e anti-DNA nativo positivo (1:80), sem outros achados. Hoje em tratamento com prednisona 5 mg/dia e hidroxicloroquina 400 mg/dia, encontra-se assintomática e com exames de avaliação da doença normais. É essencial para o seguimento dessa paciente:

A
introduzir método contraceptivo.
B
contraindicar vacinação com vírus vivos.
C
introduzir medidas de fotoproteção.
D
contraindicar o uso de anti-inflamatórios não hormonais.
A prenhez ectópica tubária que algumas vezes ultrapassa a 16ª semanas é:
A.M.B., 6 anos, foi internado na emergência pediátrica por estado de mal asmático. Qual, entre os dados abaixo, é o mais importante preditor de desenvolvimento de estafa respiratória e de necessidade de ventilação mecânica?
Constituem indicação de via aérea definitiva: I) Inconsciência (Glasgow < 8); II) Fraturas Severas Maxilofaciais; III) Cianose; IV) Estridor.
Em relação a um paciente que durante a transfusão de hemoconcentrado se queixou de prurido e surgiram algumas placas urticariformes em seu tronco, assinale a opção correta.
Compartilhar