Mulher, 25 anos de idade, com artralgia há 3 meses, notou edema de face pela manhã, há 2 semanas. Exames complementares: Creatinina = 2,4 mg/dl. Urina tipo I: densidade = 1030; proteinúria = ++; leucócitos = 25-30 p/campo, com agrupamentos; hemácias 10-15 p/campo e cilindros granulosos. A hipótese diagnóstica é:
A
pielonefrite crônica;
B
insuficiência renal crônica;
C
nefrite tubulointersticial aguda;
D
glomerulonefrite proliferativa aguda.
Outras questões
Homem com história de impotência sexual progressiva e claudicação intermitente de longa data (> 1 ano), que tem se agravado. Ao exame clínico percebe-se acentuada diminuição dos pulsos femorais. Deve-se pensar em:
Paciente do sexo feminino, 71 anos, antecedentes de fratura de fêmur com osteossíntese há 2 anos, doença arterial coronária submetida e insuficiência cardíaca diastólica. Há cinco dias internou na unidade de terapia intensiva por broncopneumonia e insuficiência respiratória, tendo sido necessário ventilação mecânica. Há dois dias respira espontaneamente com suplemento de oxigênio por máscara. Desde então, apresenta períodos com sonolência excessiva, dificuldade de manter a atenção e pensamento desorganizado. Qual das seguintes afirmações sobre a epidemiologia do delirium em idosos é FALSA?
Os defeitos da parede abdominal anterior e os da região inguinal são relativamente frequentes na criança e é tratado por cirurgião pediátrico. Referente às doenças apresentadas e a conduta preconizada podemos afirmar:
Você atende na emergência uma criança de 24 meses de idade com convulsão febril clinicamente bem caracterizada. Para afastar a possibilidade de infecção do sistema nervoso central, a decisão de realizar punção lombar está CORRETA em qual das situações abaixo?