Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Mulher, 25 anos de idade, com artralgia há 3 meses, notou edema de face pela manhã, há 2 semanas. Exames complementares: Creatinina = 2,4 mg/dl. Urina tipo I: densidade = 1030; proteinúria = ++; leucócitos = 25-30 p/campo, com agrupamentos; hemácias 10-15 p/campo e cilindros granulosos. A hipótese diagnóstica é:

A
pielonefrite crônica;
B
insuficiência renal crônica;
C
nefrite tubulointersticial aguda;
D
glomerulonefrite proliferativa aguda.
Paciente de 45 anos procura o atendimento de urgência se queixando de dor abdominal de forte intensidade, localizada em baixo ventre. Refere vida sexual ativa com fluxos menstruais irregulares. Não faz uso de métodos anticoncepcionais. GV PIV CI (para laqueadura tubária). Ao exame: corada, hidratada, acianótica, apirética. FC: 120 bpm, PA: 90x50mmHg. Abdome: plano, flácido, doloroso palpação profunda em hipogástrio, peristalse presente. Toque: presença de tumoração pediculada no canal vaginal, dolorosa à mobilização, presença de sangramento de grande quantidade, fundo de saco posterior e anterior indolores. Frente ao caso clínico podemos afirmar que:
Paciente masculino, 45 anos, procurou serviço de emergência com dor precordial opressiva de forte intensidade iniciada há cerca de 30 minutos. Realizou eletrocardiograma (ECG) que evidenciou supradesnivelamento do segmento ST DE 2 mm de V1 a V4, o que fez com o plantonista optasse pelo tratamento fibrinolítico. Em relação ao benefício deste tratamento é correto afirmar que:
Mulher de 30 anos de idade queixa-se de mal-estar, náuseas, febre, desconforto no hipocôndrio direito e icterícia. Realizou uma tatuagem no antebraço há 2 meses. Ao exame físico: icterícia de escleróticas, hepatomegalia dolorosa e espaço de Traube livre. Exames laboratoriais: bilirrubinas totais de 5,2 às custas de direta, ALT - 630 U/L, AST - 550 U/I e HBsAg positivo. Qual das afirmações é CORRETA em relação ao caso?
A leptospirose é uma infecção causada por um micro-organismo do gênero leptospira, que infecta o homem através do contato direto com a urina e/ou tecidos infectados de animais. A apresentação clínica mais frequente da leptospirose é a:
Compartilhar