Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Mulher, 25 anos de idade, com artralgia há 3 meses, notou edema de face pela manhã, há 2 semanas. Exames complementares: Creatinina = 2,4 mg/dl. Urina tipo I: densidade = 1030; proteinúria = ++; leucócitos = 25-30 p/campo, com agrupamentos; hemácias 10-15 p/campo e cilindros granulosos. A hipótese diagnóstica é:

A
pielonefrite crônica;
B
insuficiência renal crônica;
C
nefrite tubulointersticial aguda;
D
glomerulonefrite proliferativa aguda.
Entre os fatores de risco abaixo, qual não está associado com o desenvolvimento e expansão de um aneurisma de aorta, mas sim com o maior risco de ruptura?
EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO DA CONJUNTIVITE GONOCÓCICA NO RECÉM-NASCIDO:
Homem, 23a, teve o olho esquerdo atingindo por um fragmento de madeira. Exame físico: Olho esquerdo: ferimento cortante na esclera com evidência de saída de humor aquoso. A CONDUTA ANTES DA AVALIAÇÃO DO ESPECIALISTA É:
Homem trabalhador rural, 68 anos de idade, apresenta baixa acuidade visual progressiva, bilateral, para longe, há 9 meses, sendo mais pronunciada no olho direito. Refere que sua visão para perto melhorou sem correção nesse período. É tabagista 22 anos/maço e nega qualquer doença sistêmica. Quais são, respectivamente, a hipótese diagnóstica, o tipo da lesão e o fenômeno presente no caso?
Compartilhar