Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente, 75 anos de idade, que trabalhou em olaria e fumou dos 15 aos 65 anos de idade, queixa-se de dispneia progressiva há 20 anos. No momento, tem dispneia aos pequenos esforços e períodos de agravamento com tosse e secreção amarelada após gripes ou resfriados. Ao exame físico, apresentava-se em bom estado geral, corado, hidratado, afebril, taquipneico, cianótico e emagrecido. Havia estertores finos bilaterais, redução bilateral e simétrica dos limites pulmonares e baqueteamento digital. O diagnóstico mais provável é:

A
Bronquiectasias.
B
Doença pulmonar obstrutiva crônica.
C
Silicose pulmonar.
D
Fibrose pulmonar idiopática.
Mulher de 20 anos, estudante universitária, apresenta-se muito angustiada, com uma tristeza inexplicável, chorosa, com desvalia e desesperança, desde que acordou pela manhã. Diz que pensa em morrer, pois sente um vazio muito grande. Segundo os acompanhantes, a jovem não tem antecedentes psiquiátricos, sempre foi muito alegre e com uma visão positiva da vida. Na noite anterior, durante uma festa, parecia mais alegre e desinibida do que o habitual. O diagnóstico mais provável é:
Menino, de 6 anos, é trazido ao pronto-socorro com história de 4 episódios de evacuação com sangue vermelho vivo com coágulos, em grande quantidade, nas últimas 10 horas. Exame físico: regular estado geral; FC = 144 bpm; FR = 30 irpm; PA = 78 x 38 mmHg; descorado 3+/4+; dor leve à palpação abdominal. Toque retal: presença de coágulos e sangue em ampola retal: A hipótese diagnóstica etiológica é:
Qual dos itens você acha mais importante para caracterizar uma convulsão febril simples?
João, 35 anos de idade, procura um centro de saúde por uma dor lombar, de leve intensidade, há três dias. Não estava usando nenhum analgésico. Seu médico prescreveu paracetamol 500 mg a cada seis horas se houvesse dor. Em relação à prescrição de analgésicos para dor em adultos, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar