Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Mulher, 25 anos de idade, foi atendida na unidade básica de saúde com queixa de pirose e regurgitação há 6 meses. Negava disfagia, náuseas, vômitos, sangramento digestivo e perda ponderal. Ao exame físico: bom estado geral, corada, hidratada, índice de massa corporal: 31 kg/m2, PA: 130/80 mmHg, frequência cardíaca: 84 bpm, abdome plano, flácido, indolor, sem sinais de defesa, sem visceromegalias ou massas palpáveis, ruídos hidroaéreos normais. A melhor conduta na abordagem inicial deste caso é:

A
prescrição de inibidores de bomba de prótons.
B
prescrição de bloqueadores H2.
C
realização de endoscopia digestiva alta.
D
prescrição de procinético.
A respeito de afecções que podem acometer a região anorretal, julgue o item seguinte. Um paciente com hemorroidas internas de segundo grau apresenta, caracteristicamente, hematoquezia e prolapso dos mamilos hemorroidários durante a evacuação, os quais necessitam de manobras digitais para a sua redução.
As Doenças Exantemáticas são moléstias infecciosas comuns na faixa etária pediátrica, sendo a erupção cutânea a característica dominante. Marque a alternativa INCORRETA quanto às Doenças Exantemáticas.
Paciente do sexo masculino, 48 anos, com índice de massa corpórea (IMC) = 34 kg m2, circunferência abdominal = 106 cm e glicemia de jejum = 115 mg/dl. Com base nos dados e nos conhecimentos sobre o tema, é correto a?rmar:
Em pacientes hospitalizados, os médicos necessitam estar atentos à influência de determinados fatores que interferem nos valores de exames laboratoriais sanguíneos e que não estão envolvidos diretamente com a doença. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Compartilhar