Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher, 27 anos de idade, com corrimento vaginal homogêneo, de cor acinzentada e odor fedido. Nega ardência ou prurido. O exame padrão-ouro para confirmar a hipótese diagnóstica é:

A
Gram do conteúdo vaginal, pelos critérios de Nugent.
B
Medida de pH vaginal.
C
Teste de aminal.
D
Exame a fresco do conteúdo vaginal.
E
Cultura de conteúdo cervicovaginal.
Com relação aos mecanismos patogênicos e aos quadros clinícos causados por enterobactérias, assinalar a alternativa INCORRETA.
As doenças do aparelho digestório e do fígado representam causas frequentes de internação hospitalar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Julgue o item, acerca dessas afecções. A lactulose é um recurso terapêutico fundamental no tratamento de pacientes cirróticos com quadro clínico de encefalopatia hepática, pois esse dissacarídeo não absorvível causa redução do pH do cólon e favorece a formação de NH4+, a partir de NH3, reduzindo, assim, a concentração sérica de amônia, entre outros efeitos.
A respeito de doenças sexualmente transmissíveis e de corrimento vaginal, julgue o item que se segue. A combinação de úlcera genital dolorosa e adenopatia inguinal supurativa sugere o diagnóstico de cancroide. O diagnóstico definitivo requer a identificação da Clamydia trachomatis, e o tratamento de escolha é a azitromicina.
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item. Os anticoncepcionais orais combinados contêm estrogênio e progestógeno em diferentes doses e esquemas posológicos. Constituem um grupo farmacológico que, além de excelente eficácia contraceptiva, auxilia na profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis.
Compartilhar