Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente com 42 anos de idade, com ciclos menstruais regulares, procurou atendimento com queixa de dor em fossa ilíaca direita, há 6 meses, de leve a moderada intensidade, diária. O exame clínico ginecológico não evidenciou alterações significativas. O ultrassom evidenciou cisto ovariano à direita, sugestivo de teratoma e CA 125 = 4,0. Foi submetido à laparoscopia, com ooforectomia direita, e o exame anatomopatológico intraoperatório evidenciou diagnóstico de carcinoma de ovário. Sabe-se que nesses casos está indicada a realização de estadiamento cirúrgico, no mesmo ato, o que inclui histerectomia e ooforectomia contralateral. Do ponto de vista ético, qual a conduta mais adequada do cirurgião?

A
Realizar o estadiamento cirúrgico mesmo que o paciente não tenha consentido previamente, visto que se trata de doença maligna, com evidente risco de vida.
B
Realizar o estadiamento cirúrgico somente se a paciente tiver sido informada previamente sobre essa possibilidade e consentido com o procedimento, caso contrário, deverá complementar a cirurgia em outro tempo.
C
Realizar o estadiamento cirúrgico obtendo o consentimento verbal da paciente, no intraoperatório, posto que a paciente está acordada. Sob anestesia requidiana.
D
Realizar o estadiamento cirúrgico após informar o marido da paciente na sala de espera, e obtendo o consentimento dele, visto que se trata de doença maligna, com evidente risco de vida.
No último verão vivemos uma grave epidemia de dengue que assolou a capital do nosso estado (Rio de Janeiro), sendo as principais vítimas as crianças, que são mais suscetíveis. Responda as questões a seguir de acordo com as afirmações abaixo: I- O vírus da dengue é um vírus RNA, gênero flavovírus, família flaviviradae. II- Existem 4 sorotipos identificados: DENV- 1; DENV- 2; DENV- 3 e DENV- 4 e todos os sorotipos podem causar doença grave. III- Na febre hemorrágica da dengue pode se observar um aumento do hematócrito em 20% ou mais. IV- Ao realizar prova do laço em crianças se considera positivo se contar um número de petéquias maior que 10 em um quadrado de 2,5 cm de lado.
As seguintes condições são fatores predisponentes a formação de cálculos biliares, EXCETO:
Na apresentação cefálica defletida, com mento na posição transversa direita, qual a situação e a posição fetal?
Gestante com 14 semanas, detectou sorologia positiva (IgG e IgM) para toxoplasmose com 8 semanas. Qual a melhor conduta?
Compartilhar