Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Mulher, 29 anos, preta, assintomática, apresenta, em radiograma de tórax realizado para admissão no trabalho, linfoadenomegalias nas regiões hilares e paratraqueais, bilateralmente. Hemograma normal. Mantoux não reator. Ao exame físico, não apresenta linfonodos palpáveis. Qual é a principal suspeita diagnóstica?

A
Sarcoidose.
B
Tuberculose.
C
Metástase mediastinal.
D
Doença de Hodkin.
E
Linfoadenopatias reacionais.
Paciente de 55 anos, masculino, hipertenso, diabético e tabagista. Procurou a emergência com dor precordial contínua por 60 minutos sem irradiação ou outros sintomas. Chegou ao pronto-socorro uma hora após o término da dor. A CKMB e troponina coletadas na chegada ao pronto-socorro encontravam-se normais. Eletrocardiograma com alterações da repolarização ventricular de V1 a V6. Marque a alternativa correta:
A sífilis congênita mantém-se como um importante problema de saúde pública: no Município de Fortaleza, apesar da subnotificação, aproximadamente 200 casos em média vêm sendo notificados nos anos de 2005 e 2006 (dados preliminares). Em relação à sífilis congênita, pode-se afirmar que:
São critérios diagnósticos de Lupus eritematoso sistêmico quanto à doença renal:
Um homem com 57 anos tem pressão arterial 68/50mmHg, afebril, frequência cardíaca de 140 bpm, aumento de pressão venosa jugular, estertores e extremidades frias e pegajosas. Qual das seguintes é a etiologia mais provável?
Compartilhar