Mulher, 30 anos de idade, vem apresentando amenorreia há 4 meses, após ter sido submetida à curetagem uterina devido a um abortamento incompleto, de 9 semanas. Não tem outras queixas clínicas. Menarca aos 12 anos, com ciclos de 28 d/3 a 4 dias/++. Mamas sem secreções. Tireoide normal à palpação. Beta-HCG: negativo. O diagnóstico provável do quadro descrito é:
A
síndrome de Sheeran
B
síndrome de Asherman
C
síndorme de Arnold-Chiari
D
falência ovariana
E
síndrome de Savage
Outras questões
Crises epiléticas ou convulsões são comuns na faixa etária pediátrica e podem ocorrer em aproximadamente 10% das crianças. Quanto à convulsão na infância, é correto afirmar que:
Em 26 de novembro de 2008, próximo ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS (1° de dezembro), um periódico de grande circulação divulga os seguintes dados do Ministério da Saúde, relacionados à epidemia em nosso país:permanece a tendência de estabilização de casos novos; a expectativa de vida mediana, após o diagnóstico, é de 9 anos; entre 13 e 19 anos, há 16 meninas com AIDS para cada 10 meninos; cresce o número de casos entre heterossexuais com mais de 50 anos.“No entanto, o aumento da sobrevida pode esconder a realidade de mortes precoces, geralmente por diagnóstico tardio”, diz a coordenadora do Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde, Mariângela Simão. Com relação à prevenção da transmissão vertical, identifica-se redução de 25% para menos de 1% com uma associação de medidas que incluem, dentre as relacionadas a seguir:
É contraindicação relativa para o lavado peritoneal diagnóstico:
Em relação à litíase biliar, qual alternativa não está relacionada à formação de colelitíase?