Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Mulher, 30 anos de idade, no quinto dia pós-operatório do colecistectomia, apresentou-se assintomática, porém, com níveis séricos de sódio 120 meq/L. A conduta é:

A
administração de solução salina hipertônica.
B
restrição de ingestão de água.
C
ultrafiltração do plasma.
D
administração de furosemida.
Um plantonista está em um local devidamente equipado para atender emergências, onde vários adolescentes realizam uma prova. De repente, um adolescente cai no chão, inconsciente, sem respiração e sem pulso central palpável. Rapidamente o plantonista chega ao local. O monitor instalado demonstra ritmo de fibrilação ventricular. A conduta adequada nesse caso é:
Paciente do sexo feminino, 56 anos, compareceu ao ambulatório com queixa de crises vertiginosas, hipoacusia e zumbido unilateral flutuante. As crises apareciam de 6 em 6 meses, porém agora com frequência maior. A paciente relata que as crises pioram após ingerir grande quantidade de sal (por exemplo, churrasco). Diante desse caso clínico, qual o diagnóstico e a melhor conduta?
Dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), as ações do projeto Olhar Brasil, que objetivam contribuir para a redução das taxas de repetência e evasão escolares e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e a óculos corretivos, sugerem, dentre outros, o seguinte critério para encaminhamento prioritário ao profissional da área:
Na parada cardiorrespiratória em pediatria, o ritmo frequentemente encontrado é:
Compartilhar