Mulher, 30 anos de idade, no quinto dia pós-operatório do colecistectomia, apresentou-se assintomática, porém, com níveis séricos de sódio 120 meq/L. A conduta é:
A
administração de solução salina hipertônica.
B
restrição de ingestão de água.
C
ultrafiltração do plasma.
D
administração de furosemida.
Outras questões
Homem de 44 anos apresentando sintomas compatíveis com hipoglicemia há cerca de 20 dias. Nega uso de qualquer medicamento. Os exames realizados revelaram: Glicemia de jejum = 38,45 e 48 mg/dl, as insulinemias basais (dosadas juntamente com as mencionadas glicemias) foram de 16,10 e 8 um/ml (N - até 6 ) e a dosagem de Peptídeo - foi de 8,2 ng/ml (N = 0,3 - 3,5). A hipótese diagnóstica mais provável é:
Infecção secundária é uma importante complicação em pacientes queimados que perderam a epiderme e a sepse resultante é responsável por um número significativo de mortes nesses pacientes. Qual a etiologia mais frequente de um quadro de sepse em grande queimado?
Homem de 28 anos é trazido ao PS após queda de aproximadamente 3 metros de altura um dia antes. Notou que sua urina tornou-se mais escura, semelhante a chá. Revela ainda que fez uso de cocaína antes da queda. Apresentava marca na dobra do cotovelo, sugestiva de droga injetável. Ao exame físico, apresentava-se normotenso, euvolêmico, afebril e eupneico. Sua coxa e parte da nádega esquerdas estão empastadas. Os exames colhidos revelam: creatinina = 3,0mg/dL, potássio = 6,0mEq/L, cálcio= 7,5mg/dL, fósforo= 7,5mg/ dL, urina tipo 1= proteína++, hemácias++ e presença de muitos cilindros granulares. O diagnóstico para esse paciente é de insuficiência renal (X) devida à/ao (Y). Qual das abaixo completa melhor as lacunas?