Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Mulher, 30 anos de idade, G3P2A0, com 40 semanas de gestação, progrediu no trabalho de parto de 6 cm para 7 cm de dilatação cervical em 2 horas. Ao toque: ODP em plano 0 de DeLee, que persiste desde o início do trabalho de parto. A variedade de posição descrita refere à:

A
apresentação córmica, situação transversa e posição direita
B
apresentação pélvica, situação longitudinal e posição esquerda
C
apresentação cefálica defletida de 1° grau, situação longitudinal e posição direita
D
apresentação cefálica fletida, situação longitudinal e posição direita
E
apresentação cefálica fletida, situação oblíqua e posição posterior
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. Durante a esplenectomia, a secção do ligamento esplenofrênico pode ser feita sem hemostasia, pois, geralmente, esse ligamento é avascular.
M.S.P. é uma mulher de cor negra, que foi encaminhada ao ambulatório do HU, após receber o diagnóstico de polimialgia reumática. Está sendo tratada com prednisona 20 mg/dia e fazendo reposição hormonal (estrogênio e progesterona conjugados). Qual dos seguintes regimes terapêuticos, você recomendaria neste caso?
Após avaliação clínica de risco cardíaco pré-operatório, um paciente portador de neoplasia prostática, 70 anos, hipertenso, com insuficiência cardíaca compensada, será submetido à prostatectomia. O paciente realiza suas atividades normalmente, sem sintomatologia ao subir escadas ou caminhar durante uma hora diariamente. Apresenta PA = 110 x 70 mmHg, eletrocardiograma sem anormalidades e ecocardiografia, feita há um mês, com fração de ejeção de 54%. Qual deve ser sua conduta?
Em relação à avaliação Global da Pessoa Idosa - que direciona a atenção para os idosos com problemas complexos e forma mais ampla, dando ênfase ao seu estado funcional e à sua qualidade de vida, considere as afirmações abaixo: I- As pessoas idosas, especialmente aquelas institucionalizadas ou as portadoras de doenças crônicas de base, são alvo de sérias complicações relacionadas à gripe (pneumonia primária viral pelo vírus da influenza, pneumonia bacteriana secundária, pneumonia mista, exacerbação de doença pulmonar ou cardíaca e óbito). Com isso, recomenda- se uma dose anual da vacina contra influenza no outono. II- A perda de memória recente e a habilidade de cálculo são indicadores sensíveis de redução das funções cognitivas. III- No Brasil, a prevalência de depressão entre as pessoas idosas ocorre em mais de 50% dependendo fundamentalmente do instrumento utilizado, dos pontos de corte e da gravidade dos sintomas. É um dos transtornos psiquiátricos mais comuns entre as pessoas idosas e sua presença necessita ser avaliada. Quais estão corretas?
Compartilhar