Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Mulher, 30 anos de idade, no quinto dia pós-operatório do colecistectomia, apresentou-se assintomática, porém, com níveis séricos de sódio 120 meq/L. A conduta é:

A
administração de solução salina hipertônica.
B
restrição de ingestão de água.
C
ultrafiltração do plasma.
D
administração de furosemida.
Homem de 36 anos de idade é vítima de acidente automobilístico (colisão entre dois automóveis de passeio). Chega ao pronto-socorro de um hospital terciário imobilizado por colar cervical e com vias aéreas protegidas. No exame clínico, está hermodinamicamente estável. Pontuação na Escala de Coma de Glasgow: 15; Apresenta dor à palpação de flanco esquerdo. O resultado do FAST na sala de emergência é negativo. A tomografia computadorizada de abdome e pelve evidenciou volumoso hematoma peri-renal à esquerda e extravasamento de contraste na fase arterial. Qual é a conduta para o caso?
Considerando os grandes marcos do desenvolvimento infantil, um lactente saudável de sete a nove meses de vida adquire a capacidade de:
Mãe leva o filho de quatro meses à consulta no posto de saúde e relata que ele apresentou crise convulsiva tônico-clônica logo após ser vacinado aos dois meses. Ela está preocupada e solicita orientação, pois ele irá ser vacinado novamente. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que contém a orientação solicitada.
Escolar, 7 anos, masculino, é encaminhado para avaliação do pediatra. Segundo a professora, a criança tem dificuldade de concentração. Ao avaliar o menor, você desconfia que se trate de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Dentre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar:
Compartilhar