Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Mulher, 30 anos, foi admitida com quadro de dispneia aos esforços progressivos há cerca de 10 meses, com piora acentuada na última semana, apresentando dispneia aos esforços habituais associada a queixas de palpitações persistentes acompanhadas de ortopneia, edema de membros inferiores e aumento do volume abdominal. Seu exame físico revela FC 140 bpm, ritmo cardíaco irregular, PA 126x76 mmHg. Ausculta cardíaca: B1 hiperfonética com a presença de ruflar diastólico de baixa frequência após estalido de abertura próximo à segunda bulha em foco de ápice cardíaco. Ausculta pulmonar normal. Pergunta-se: Qual a provável causa da descompensação clínica ocorrida na última semana?

A
Embolia pulmonar.
B
Isquemia miocárdica aguda.
C
Ruptura de músculo papilar.
D
Fibrilação atrial.
E
Miocardite aguda.
Analise as afirmativas a seguir com relação às características do Eletrocardiograma (E.C.G.) na Febre Reumática. I. A alteração mais comum no E.C.G é o aumento do intervalo PR e não tem relação com quadro infeccioso e com o prognóstico. II. Bloqueios atrioventriculares (BAV) de primeiro e de segundo graus são achados comuns na fase aguda. III. Fibrilação atrial ocorre na fase crônica da doença. IV. Na presença de pericardite, há supradesnivelamento do segmento ST. Está correto apenas o que se afirma em
Em relação aos pacientes com síndrome de Down, analise as afirmativas abaixo: I. A expectativa de vida do paciente com a síndrome é de 25 anos. II. A infância é o período de maior mortalidade devido às cardiopatias congênitas e às leucemias. III. A trissomia livre do cromossoma 21 é a etiologia mais frequente da síndrome de Down. Está / estão correta (s) a (s) afirmativa (s)
A obesidade é o acúmulo inapropriado de gordura corpórea em condições metabólicas capazes de aumentar a morbi-mortalidade. Assinale a alternativa incorreta:
Ao nascer, a maioria dos recém-nascidos com infecção congênita por citomegalovírus é:
Compartilhar