Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Mulher, 30 anos, foi admitida com quadro de dispneia aos esforços progressivos há cerca de 10 meses, com piora acentuada na última semana, apresentando dispneia aos esforços habituais associada a queixas de palpitações persistentes acompanhadas de ortopneia, edema de membros inferiores e aumento do volume abdominal. Seu exame físico revela FC 140 bpm, ritmo cardíaco irregular, PA 126x76 mmHg. Ausculta cardíaca: B1 hiperfonética com a presença de ruflar diastólico de baixa frequência após estalido de abertura próximo à segunda bulha em foco de ápice cardíaco. Ausculta pulmonar normal. Pergunta-se: Qual a provável causa da descompensação clínica ocorrida na última semana?

A
Embolia pulmonar.
B
Isquemia miocárdica aguda.
C
Ruptura de músculo papilar.
D
Fibrilação atrial.
E
Miocardite aguda.
Criança de 1 ano e 2 meses chega ao setor de emergência no colo da mãe, hipoativo, hipotônico, febril. Sua mãe informa que, subitamente, a criança “debateu-se e revirou os olhos”. A conduta indicada neste caso é:
Qual a doença de base predominante em pacientes em terapia renal substitutiva no Brasil?
Paciente sofreu queimadura com líquido aquecido em toda a região anterior do tórax e abdômen. Podemos afirmar que ele teve _____ da superfície corporal afetada:
Em relação à insuficiência renal aguda, julgue os itens a seguir e marque a opção que contém corretamente a sequência de verdadeiro (V) e falso (F). 1- oligúria não é obrigatória na IRA pré-renal; 2- na IRA hepatorrenal, proteinúria < 600 mg/dia é um critério diagnóstico obrigatório; 3- em pacientes oligúricos com excreção fracional de ureia elevada, a ressuscitação volêmica usualmente tem a capacidade de melhorar a função renal; 4- na NTA (necrose tubular aguda), o sódio urinário costuma ser < 20 meq/l; 5- na mioglobinúria e na hemoglubinúria, o uso de bicarbonato e manitol apresenta efeito benéfico na prevenção de lesão renal aguda; 6- na IRA consequente à leptospirose, a NTA e a glomerulonefrite são os dois principais mecanismos responsáveis.
Compartilhar