Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Mulher, 32 anos, casada, ainda amamentando o segundo filho de 10 meses, procura a unidade de saúde devido ao aparecimento há 5 dias de ulcerações de bordos pouco nítidos e dolorosas na vulva, associada à tumoração em região inguinal com sinais flogísticos. A conduta mais adequada é:

O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção cuja finalidade é de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas precocemente, podem levar à deficiência intelectual e causar outros comprometimentos à qualidade de vida. Em Santa Catarina, quais são as situações clínicas rastreadas pelo Programa de Triagem Neonatal. Assinale a correta. I. Fenilcetonúria/Hiperfenilalaninemias; II. Hipotireoidismo Congênito; III. Fibrose Cística; IV. Hiperplasia Congênita de Supra Renal; V. Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias; VI. Deficiência de Biotinidase; VII. Galactosemia; VIII. Mucopolissacaridoses.
Entre janeiro/1999 e junho/2008 foram notificados 1.215 casos autóctones de leishmaniose visceral no Estado de São Paulo, a maioria adquirida em área urbana. Nesse contexto, assinale a alternativa que ilustra corretamente reservatório e vetor.
Recém-nascido do sexo feminino com idade gestacional de 38 semanas, nasceu de parto cesariano devido a polidrâmnio, Apgar 7 e 10, não foi possível passagem de sonda gástrica durante o atendimento na sala de parto. Iniciou quadro de taquipneia e saída oral de secreção salivar "espumosa". Foi submetida a radiografia simples de abdome, que evidenciou bolsão esofágico dilatado e presença de ar no abdome. O diagnóstico etiológico mais provável é:
Paciente gestante de 33 anos, com dor de início recente no quadril esquerdo, apresentando osteopenia difusa da cabeça e do colo femoral à esquerda na radiografia da bacia e alterações à Ressonância Magnética características de hipossinal em T1 e hiperssinal difuso em T2. Qual é o diagnóstico mais provável?
Compartilhar