Mulher, 55 anos de idade, G0, assintomática, comparece à consulta em unidade básica de saúde. Informa durante consulta não ter antecedentes pessoais ou familiares de câncer. Ao exame clínico detalhado, não se detecta anormalidades. Neste caso a estratégia mais efetiva para se reduzir a mortalidade pelo câncer de mama é:
A
orientar a realização de mamografia independente de sintomas ou achados ao exame físico.
B
considerando a ausência de fatores de risco, o exame clínico pelo médico é adequado como forma de rastreamento e exames complementares são desnecessários.
C
a prevenção primária baseada em atividade física regular, evitar a ingestão alcoólica e evitar o uso de terapia hormonal, é mais eficiente do que estratégias de rastreamento.
D
o rastreamento neste caso é melhor realizado pela ultrassonografia das mamas, como em todas as mulheres que não tiveram gravidez.
Outras questões
Uma paciente de 45 anos após duas visitas ao médico em um intervalo de tempo de duas semanas apresentou níveis tensionais de 146/94 mmHg. Não apresenta dislipidemia ou diabetes, não há evidência de doença aterosclerótica e não sabe relatar sua história familiar. No momento assintomática. Com base nos dados acima qual seria sua opção de manejo inicial desta paciente?
Dentre as medicações abaixo, qual fármaco não opioide é considerado de primeira linha para a dor neuropática?
Recém nascido a termo, apresenta na sala de parto cianose generalizada, bradicardia, e dispneia ao nascer.Ao exame na sala de parto, apresenta abdomem escavado e ruídos hidroaéreos em hemitorax esquerdo. A hipótese diagnóstica mais provável:
No evento de crise convulsiva, por efeito tóxico dos anestésicos locais, o tratamento principal é a administração de: