Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Mulher, 55 anos de idade, previamente hígida, vem com cefaleia holocraniana em peso há 3 dias. Há 12 horas começou a apresentar parestesia em hemiface à esquerda, cursando com desvio de comissura labial para a direita e apagamento do sulco nasolabial. Nega alteração de força muscular em membros. Não consegue franzir a testa nem fechar a rima palpebral à esquerda; sem outros déficits motores. A melhor conduta, no caso, é:

A
realizar tomografia computadorizada de crânio
B
realizar ressonância magnética de crânio
C
realizar exame de liquor
D
iniciar fisioterapia ambulatorial e antiviral oral
E
internar par acompanhamento e exame de imagem após 48 horas
Menino de 7 anos apresentou mal súbito durante uma aula de judô. O instrutor, com treinamento em suporte básico de vida, verificou que a criança não respondia às "sacudidas" nem respirava. Assinale a alternativa que contém a sequência de condutas mais adequadas a serem realizadas imediatamente pelo instrutor.
Homem de 55 anos foi trazido à emergência por tremores nas mãos, na língua e náuseas. Estava hipertenso, taquicárdico e sudorético. À anamnese, referiu vir fazendo uso de 1 litro de cachaça ao dia há mais de 5 anos, estando há 3 dias sem consumir bebida alcoólica. Identificou-se que o paciente estava desidratado e com hipoglicemia. A suspeita era que os sintomas estivessem relacionados à abstinência do álcool, tendo o tratamento sido iniciado com diazepam. Qual a conduta mais adequada para este paciente?
O diagnóstico de acalasia é dado por:
Paciente feminino, 53 anos, vem ao seu consultório relatando ter sofrido trauma abdominal por acidente automobilístico há 5 dias. Iniciou a apresentar dor abdominal em andar superior do abdômen e hematêmese. Ao Rx simples de abdômen você identificou ar livre (enfisema) em retroperitônio. Sua hipótese diagnóstica é?
Compartilhar