Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Mulher, 34 anos de idade, procedente do interior de Minas Gerais, procura ambulatório de clínica médica queixando-se de diarreia importante nos últimos 4 dias. Refere 8 a 10 evacuações por dia, com fezes líquidas e de cheiro forte. Nega sangue ou muco nas fezes. Tem antecedente de meningite tuberculosa há 3 anos. Abusa de drogas ilícitas e sabe ser portadora do HIV há 12 anos. Nunca fez tratamento regular com antirretrovirais. O exame físico mostra a paciente em regular estado geral, desidratada 2+/4 e com diminuição da força muscular difusamente. Na investigação da etiologia da diarreia, o exame mais apropriado é:

A
Aspirado gástrico para Mycobacterium avium.
B
Coprocultura para Isospora belli.
C
Parasitológico de fezes para Giardia lamblia.
D
Pesquisa direta para Cryptosporidium parvum.
Mulher idosa, comparece ao pronto-socorro com queixa de perda súbita da visão, tendo o quadro iniciado há algumas horas, não progressivo, estando no momento somente com percepção luminosa. Refere, também, dor ocular intensa de início concomitante a perda visual, com náuseas. Alega ser diabética controlada, nega outras patologias ou traumas. Ao exame, observa-se hiperemia difusa, com médio-midríase fixa e tensão ocular aumentada. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.
Sinal de dupla bolha:
O escopo da abordagem comunitária do médico de família foge do completo isolamento do consultório médico, envolvendo, também, ações de modificação do ambiente da comunidade, visando à promoção da qualidade de vida e à prevenção de doenças da população. Considerando esse contexto, Rafael, residente do 2º ano de medicina de família e comunidade, procurou auxílio da prefeitura para implantar um programa de incentivo à atividade física, na área geográfica de sua atuação, o qual incluía a revitalização da praça próxima ao posto, a implantação de academia ao ar livre e a pista de caminhada. Três vezes por semana, Rafael investia a 1ª hora de sua manhã organizando um grupo de caminhada e orientando a população na prática de exercícios físicos. Considerando a situação hipotética apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. O uso de protetor solar durante as caminhadas é prudente, sobretudo, em indivíduos com pele clara.
O escopo da abordagem comunitária do médico de família foge do completo isolamento do consultório médico, envolvendo, também, ações de modificação do ambiente da comunidade, visando à promoção da qualidade de vida e à prevenção de doenças da população. Considerando esse contexto, Rafael, residente do 2º ano de medicina de família e comunidade, procurou auxílio da prefeitura para implantar um programa de incentivo à atividade física, na área geográfica de sua atuação, o qual incluía a revitalização da praça próxima ao posto, a implantação de academia ao ar livre e a pista de caminhada. Três vezes por semana, Rafael investia a 1ª hora de sua manhã organizando um grupo de caminhada e orientando a população na prática de exercícios físicos. Considerando a situação hipotética apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. Para a população adulta, recomenda-se carga de exercício aeróbico, quando realizado em intensidade moderada ou intensa, de 150 minutos por semana.
Compartilhar