Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher, 34 anos de idade e companheiro de 38 anos de idade, com infertilidade conjugal há 5 anos. Propedêutica feminina normal, e espermograma em 2 amostras com oligoastenozoospermia e com 8.000.000 de espermatozoides recuperados após capacitação. O tratamento desse casal é:

A
Fertilização in vitro.
B
Injeção intracitoplasmática de gametas.
C
Inseminação com sêmen do marido.
D
Clínico com antibióticos.
E
Clínico com testosterona.
O tipo mais comum de trauma genitourinário é o traumatismo fechado causado pela queda contra um objeto duro, chamada de "queda a cavaleiro" ou lesões em "selim", em que a uretra bulbar é esmagada contra os ramos púbicos. A presença de sangue no meato uretral, edema, equimose peniana ou perineal e dificuldade para urinar são apresentações clinicas típicas. Por qual motivo deve-se evitar o cateterismo uretral antes de uma avaliação radiográfica?
Pré-escolar, 2 anos, é levado pela mãe à UPA com queixa de secreção nasal há 1 mês. Dados relevantes na história familiar de asma, tanto pai quanto irmão mais velho. Observou-se secreção nasal sanguinolenta em narina esquerda, com odor fétido, com obstrução completa do canal. A narina se apresentava sem edema, hiperemia ou secreção. A conduta a seguir deverá ser:
Lesões de bexiga extraperitoneais causadas por traumatismos abdominais fechados de bacia, sem outras lesões abdominais associadas, são idealmente tratadas:
No estadiamento do câncer de próstata, a cintilografia óssea está indicada em tumores de risco intermediário com:
Compartilhar