Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Mulher, 35 anos, vítima de atropelamento por ônibus, é submetida à drenagem torácica por pneumotórax à esquerda, em cujo frasco há intenso borbulhamento. Ao exame, percebe-se ausência de reexpansão pulmonar. Radiograma de controle mostra colabamento do pulmão esquerdo. A administração de 2 litros de cristaloides aquecidos não melhora as condições hemodinâmicas. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável?

A
Tórax instável.
B
Tamponamento cardíaco.
C
Ruptura diafragmática à esquerda.
D
Infarto do pulmão esquerdo.
E
Ruptura brônquica.
Com relação à alfafetoproteína, podemos afirmar que:
O escore de Apgar é um bom método para avaliação do recém-nascido na sala de parto e pode ser um bom auxiliar na identificação das crianças que necessitam de medidas de ressuscitação. Das opções abaixo, aquela que está relacionada com os cuidados de rotina no atendimento de bebês na sala de parto é:
Menina de cinco anos, infectada pelo HIV através de transmissão vertical, está em uso muito irregular de terapia antirretroviral. Apresenta quadro de tosse crônica, baqueteamento digital e aumento crônico de parótidas. A radiografia de tórax mostra infiltrado reticulonodular difuso e adenopatia hilar. O diagnóstico mais provável e a doença que deve ser obrigatoriamente excluída são, respectivamente:
Menino de seis anos de idade refere vários episódios de dispneia, tosse com secreção purulenta e febre. No momento, apresenta os mesmos sintomas. A hipótese diagnóstica sugerida é fibrose cística. Em relação a essa hipótese, é correto afirmar que:
Compartilhar