Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Mulher, 42 anos de idade, apresenta intolerância a alimentos gordurosos. Não relata episódios prévios de icterícia ou dor abdominal. O exame ultrassonográfico do abdome demonstrou o diagnóstico de colecistopatia crônica calculosa. Com relação ao caso descrito é correto afirmar:

A
A ocorrência de colecistite aguda nesta doente é rara, pois a mesma tem mais de 40 anos.
B
Na colecistectomia é importante que se faça a abertura da via biliar principal para se excluir a presença de coledocolitíase.
C
Essa doente poderá ser tratada com ácido ursodeoxicólico, que permite a dissolução dos cálculos de vesícula, em curto período de tempo, baixo custo e baixo e baixo índice de recidiva.
D
Tem indicação de colecistectomia por via de acesso vídeo-laparoscópica pelo risco de complicações da litíase vesicular.
E
A melhor conduta é a colecistectomia através de incisão sub-costal.
Sobre as medicações utilizadas na indução da anestesia, é correto afirmar:
Não é uma indicação ao uso da videolaparoscopia no trauma abdominal:
Considerando-se a frequência de neonatos que precisam de algum procedimento de reanimação e a rapidez com que tais manobras devam ser iniciadas , é correto afirmar que: I- A reversão da hipóxia, acidose e bradicardia depende basicamente da insuflação adequada dos pulmões com ar ou oxigênio. II- O balão autoinflável utilizado na reanimação neonatal não deve exceder 1000ml e estar conectado à fonte de oxigênio regulada a 10l/min. III- As indicações de Ventilação por pressão positiva (VPP) com balão e máscara incluem: apneia ou gasping, hérnia diafragmática, cianose persistente ou FC menor que 100bpm. IV- A inserção da sonda orogástrica deve ser realizada após VPP prolongada e serve para diminuir a distensão gástrica e evitar broncoaspiração. V- Na VPP, quando não se observa movimento torácico adequado, sempre devemos trocar o balão por de maior capacidade, assim como o tamanho da máscara. As afirmativas corretas são:
Qual o sintoma mais comum na doença hemorroidária interna?
Compartilhar