Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Hematologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Hepatologia

Mulher, 45 anos de idade, com diagnóstico de cirrose hepática, queixa-se de dor abdominal e tem indicação para colecistectomia. Apresenta alterações em coagulograma e está indicada a transfusão de plasma fresco para minimizar os riscos de sangramento cirúrgico. O melhor momento para essa transfusão é:

A
24 horas antes da cirurgia.
B
12 horas antes da cirurgia.
C
No momento de ser encaminhado para o centro cirúrgico.
D
No pós-operatório imediato.
Criança de três anos, não vacinada, apresenta febre há quatro dias e erupção maculopapular há um dia. Feito diagnóstico de sarampo. A conduta para seu irmão de quatro meses de idade, que mora na mesma casa, é:
Menina com dois meses e meio de idade apresenta icterícia desde o primeiro dia de vida, acompanhada de acolia fecal e colúria desde o 10º dia de vida. Ao exame: BEG, peso e estatura adequados para a idade, afebril, icterícia de pele e conjuntivas +++/++++, fígado palpável a 5 cm de rebordo costal direito, na linha hemiclavicular direita de superfície irregular, bordo rombo, consistência dura e baço palpável a dois centímetros do rebordo costal esquerdo e consistência aumentada. Exames laboratoriais: AST = 250 UI/L (14 a 36 UI/L); ALT = 185 UI/L (9 a 52 UI/l); FA = 600 UI/l (145-320 UI/L); ? GT = 1 200 UI/L (12 a 43 UI/L); US: não visualizada vesícula biliar; biópsia hepática: fibrose portal com pontes porta-porta delimitando nódulos; proliferação ductal e trombos biliares nos ductos interlobulares. O diagnóstico é de:
Na prevenção da morte súbita cardíaca pós IAM em paciente com fração de ejeção < 40% você indicaria inicialmente:
Você recebe o telefonema de uma mãe cuja filha, de 3 anos de idade, frequenta creche onde ocorreu 1 (um) caso de escarlatina com um colega de sala. A mãe refere que a diretora orientou as mães a procurarem os pediatras de seus filhos. Sabe-se que a criança doente foi afastada e a creche permaneceu aberta. Qual a orientação que você recomenda para sua paciente?
Compartilhar