Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Mulher, 45 anos, obesa, relata dor no hipocôndrio direito há 8 horas, tipo surda, e vômitos. O exame físico mostra dor e defesa no hipocôndrio direito, parada inspiratória à palpação profunda do referido local. O resultado do exame de sangue foi: leucocitose e elevação discreta da bilirrubina sérica e da transaminase. O exame mais útil para o diagnóstico é:

A
Cintilografia.
B
Ressonância nuclear magnética.
C
Laparoscopia.
D
Ultrassonografia.
E
Tomografia computadorizada.
Há contraindicação ao uso dos beta-bloqueadores no caso de:
A síndrome Metabólica (SM) é uma condição muito frequente, presente em um importante contingente de adultos no mundo inteiro. No entanto, algumas evidências já têm sido destacadas, orientando o raciocício clínico em sua prática cotidiana. Sobre o assunto, analise as afirmativa abaixo: I. Dentre os fatores de risco para desenvolvimento da SM, destacam-se fatores demográficos, genéticos e intrauterinos, bem como estilo de vida e estresse psicossocial. II. A resistência à insulina é parte fundamental do abstrato fisiopatológico desta síndrome. Está fortemente associada também com anormalidades da coagulação e na fibrinólise, com marcadores de inflamação e com a microalbuminúria. III. O aumento de depósitos de gordura ectópica, particularmente na musculatura esquelética, associam-se a uma maior circulação de ácidos graxos livres em portadores de SM. IV. O crescimento fetal reduzido e ao baixo peso ao nascer têm sido associados a um aumento do risco de doença cardiovascular e componentes da SM. V. A disfunção endotelial tem sido associada a vários componentes da SM como aumento da pressão sanguínea, hiertrigliceridemia, hiperuricemia, aumento da proteína C-reativa e resistência à insulina. Assinale a afirmativa correta:
Criança com 8 meses de vida vem apresentando redução do apetite e pouco ganho ponderal. Ao exame físico apresenta bom estado geral, ativo, cooperante, porém com importante palidez cutâneo-mucossa; fígado a 3 cm do rebordo costal direito, baço não palpável, traube livre, sem outras anormalidades no exame físico. História pré e perinatais sem intercorrências, porém apresentou icterícia fisiológica. É alimentado com leite de vaca desde o 4° mês de vida. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
A resolução CFM nº 1.480/97 aborda a Morte Encefálica e detalha a “Prova da Apneia” como realizada de acordo com um protocolo que inclui:
Compartilhar