Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Mulher, 45 anos, obesa, relata dor no hipocôndrio direito há 8 horas, tipo surda, e vômitos. O exame físico mostra dor e defesa no hipocôndrio direito, parada inspiratória à palpação profunda do referido local. O resultado do exame de sangue foi: leucocitose e elevação discreta da bilirrubina sérica e da transaminase. O exame mais útil para o diagnóstico é:

A
Cintilografia.
B
Ressonância nuclear magnética.
C
Laparoscopia.
D
Ultrassonografia.
E
Tomografia computadorizada.
Um paciente de 42 anos de idade, portador de nefrolitíase, procura o pronto-socorro devido à cólica nefrética esquerda iniciada há 3 horas. Ao exame, encontra-se agitado, sem febre e com exame abdominal normal, exceto pela presença de dor durante percussão da loja renal. Após o uso de analgésicos injetáveis, há controle da dor. O exame de urina mostra 20 hemácias e 10 leucócitos, além de cristais de oxalato de cálcio. O hemograma mostra contagem de leucócitos normais. A conduta para esse paciente deve ser:
Qual dos critérios abaixo caracteriza a crise convulsiva febril complexa ou complicada?
Paciente de 8 anos dá entrada na Sala de Emergência trazido pelos pais por estar inconsciente, após crise convulsiva em casa. Você checa o pulso carotídeo e ele está presente, mas percebe a respiração irregular (frequência respiratória 6 inc/min). Iniciado suporte respiratório com dispositivo Bolsa Máscara Válvula (BMV) e instalada monitorização cardíaca. O ritmo cardíaco é sinusal, com frequência cardíaca de 50 bpm. Tempo de enchimento capilar de 4 segundos e pressão arterial de 60x40 mmHg. Qual a conduta CORRETA para este caso?
Hérnia que tem como conteúdo o Divertículo de Meckel e hérnia que tem como conteúdo o Apêndice Cecal são denominadas, respectivamente, como:
Compartilhar