Mulher, 48 anos, consulta com queixa de dor moderada no olho direito, de início súbito, fotofobia, visão borrada e hiperemia conjuntival. Nega secreção ocular ou episódio de trauma recente. Ao exame com pupila miótica, apresenta pouca resposta do reflexo pupilar. Percebem-se, também, lesões descamativas no couro cabeludo e cotovelos. A principal hipótese diagnóstica é:
A
Conjuntivite aguda.
B
Glaucoma agudo.
C
Pterígio.
D
Ceratite fúngica.
E
Uveíte aguda.
Outras questões
De acordo com a classificação de NYHUS para as hérnias da virilha, as que apresentam defeito na parede posterior do canal inguinal devem ser classificadas como pertencendo ao tipo:
São efeitos hematológicos da esplenectomia:
Escolar, 10 anos, relata febre e dores no joelho esquerdo há dois dias, com limitação da movimentação. Acrescenta que outras articulações também têm sido acometidas de forma assimétrica, como punhos e tornozelos. Ao exame, paciente hipoativo, hipocorado, taquipneico, taquicárdico (FC = 124 bpm). ACV:RCR em 2T com sopro sistólico 4+/6+ em foco mitral com irradiação para axila. AR = MVUA com estertores crepitantes em bases; abdome sem alterações. Joelho esquerdo hiperemiado, com aumento do volume articular e limitação da flexão. O diagnóstico mais provável é:
Dentre os exames complementares abaixo, aquele que deve ser realizado para o diagnóstico de doença celíaca, numa criança de 18 meses com diarreia crônica, é: