Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Mulher, 49 anos, branca, sexo feminino, foi submetida à tireoidectomia subtotal por doença de Graves no primeiro dia de pós-operatório, começou a sentir parestesia perioral. Qual a provável complicação?

A
Lesão nervo laríngeo recorrente.
B
Hipotireoidismo.
C
Hipocalcemia.
D
Crise tireotóxica.
E
Lesão de nervo laríngeo superior.
Paciente de 35 anos, sexo masculino, comparece ao ambulatório com queixa de dor lombar persistente há seis meses. Refere que a mesma é pior ao acordar e melhora ao longo do dia com movimentação ou exercícios. Procurou pronto-socorro há alguns meses, tendo recebido receita de anti-inflamatório, do qual faz uso eventual com melhora parcial do quadro. Exame físico mostrou dor à palpação das articulações sacroilíacas e restrição da flexão da coluna (teste de Schober positivo). Exames laboratoriais recentes estão normais. Radiografia de tórax e de sacroilíacas estão normais. Considerando a principal hipótese diagnóstica para este paciente, qual a conduta terapêutica mais adequada no momento?
Sintoma predominante na cirrose hepática:
Qual afirmativa é verdadeira em relação à colecistite aguda entisematosa?
Com respeito às hérnias da parede abdominal, julgue o item seguinte. O ligamento de Cooper forma a borda posterior do canal femoral.
Compartilhar