Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Mulher, 49 anos, branca, sexo feminino, foi submetida à tireoidectomia subtotal por doença de Graves no primeiro dia de pós-operatório, começou a sentir parestesia perioral. Qual a provável complicação?

A
Lesão nervo laríngeo recorrente.
B
Hipotireoidismo.
C
Hipocalcemia.
D
Crise tireotóxica.
E
Lesão de nervo laríngeo superior.
Em relação a um paciente com olho vermelho, são apresentadas as seguintes assertivas: I. A iridociclite apresenta-se com ardência, prurido e secreção mucoide e ocorre, na maioria das vezes, em pacientes com história de exposição recente à substância alergênica; II. A conjuntivite bacteriana apresenta secreção mucopurulenta, conjuntivas lisas e inflamadas, com pontos vermelhos e sem adenopatia pré-auricular; III. A conjuntivite viral apresenta secreção mais fluida que na bacteriana, folículos translúcidos circundados por vasos sanguíneos e adenopatia pré-auricular. Qual é a alternativa CORRETA?
Em relação aos neuroblastomas é INCORRETO afirmar que:
Homem de 36 anos é trazido pelo SAMU ao pronto-socorro por obnubilação de consciência, confusão, alucinações visuais e tremores de extremidades. Segundo seus familiares, tem história crônica de abuso de álcool, porém diminuiu a ingestão,há 48 horas, mas não parou de beber. Seus dados vitais PA: 180/110 mmHg, FC:110 bpm e T:37,8ºC. Logo após a admissão apresentou crise convulsiva tonicoclônica generalizada. Em relação ao manejo deste paciente, é INCORRETO afirmar:
Paciente de 37 anos, feminino, comparece ao ambulatório de psiquiatria, o mesmo acompanha há 8 meses por depressão, fez uso de Fluoxetina, Amitriptilina e Sertralina num período de dois anos, até o momento sem melhora do quadro. Entre as opções, qual descreve critérios suficientes para o diagnóstico de depressão maior:
Compartilhar