Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Mulher, 49 anos, branca, sexo feminino, foi submetida à tireoidectomia subtotal por doença de Graves no primeiro dia de pós-operatório, começou a sentir parestesia perioral. Qual a provável complicação?

A
Lesão nervo laríngeo recorrente.
B
Hipotireoidismo.
C
Hipocalcemia.
D
Crise tireotóxica.
E
Lesão de nervo laríngeo superior.
Menina de 2 anos, com febre alta (> 39°C), otalgia e otorreia purulenta em ouvido direito. Em uso de amoxicilina há 48 horas, houve piora do quadro com aparecimento de hiperemia e dor na região retroauricular. A conduta adequada neste caso será:
Homem de 60 anos, sem comorbidades, totalmente assintomático, procura urologista para realizar exame da próstata. Ao exame físico apresenta próstata de 40 gramas, fibroelástica, sem nódulos. PSA = 6,2 ng/dL. Submetido à biópsia prostática que revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3) em 50% de 5 fragmentos entre 14 analisados. Indique a alternativa correta:
Homem, 72 anos, previamente com hipertensão arterial e sem outras comorbidades sabidas prévias. Chega ao pronto socorro contando história de dor abdominal em hipocôndrio direito. Ao exame físico está estável, pulsos periféricos todos palpáveis e massa abdominal pulsátil indolor em mesogástrio e dor a palpação de hipocôndrio direito. Ao ultrassom visualizado cálculos biliares em grande quantidade não obstrutivos e dilatação da aorta abdominal de 6cm de diâmetro. Assinale a alternativa que representa a conduta recomendada neste caso:
Lactente do sexo masculino de 3 meses apresenta tumoração inguinal redutível a esquerda com testículo tópico deste lado e criptorquidia direita, com testículo palpável em região inguinal direita. A conduta recomendada neste caso é:
Compartilhar