Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Mulher, 55 anos, sem antecendentes clínicos importantes, apresentou, no 4º dia PO de colecistectomia, tosse, dispneia de início súbito e dor pleurística na base hemitórax direito. PA: 100x70 mmHg, FC: 115 bpm, FR: 28mpm e TAx 37,8ºC. O exame físico de tórax evidenciou algumas crepitações na base direita. Entre as alternativas abaixo, qual apresenta a melhor conduta imediata a ser adotada?

O plantonista da Unidade de Terapia Intensiva aciona a equipe de notificação e captação de órgãos do seu hospital relatando que foi realizado e confirmado o diagnóstico de morte encefálica em um jovem de 20 anos, vítima de traumatismo crânio-encefálico. Quanto ao prosseguimento do processo de doação de órgãos pode-se afirmar que
Mário, pré-escolar de 3 anos de idade, chega ao ambulatório com febre elevada há 24 horas, acompanhada de hiperemia de orofaringe e tosse ocasional incomodativa, além de coriza hialina. Atualmente tem 13 kg e apresenta bom estado geral, com ausculta respiratória e cardíaca normais. Na história familiar, a genitora tem rinite alérgica. Nos antecedentes pessoais, teve um episódio de otite média aguda aos 18 meses de idade. Qual a prescrição médica mais adequada para o caso?
Recém nascido a termo, peso de 3200 gramas recebeu alta após 48 horas de vida sugando bem o seio materno e apresentando icterícia discreta (bilirrubina = 8mg/dl predominando a fração indireta). Mãe tipo sanguíneo O Rh + e RN tipo O Rh +. No 12o dia de vida permanecia ictérico em bom estado geral. Exame físico normal e ganhando peso. Bilirrubinas totais de 12mg/dl com bilirrubina indireta de 11,52 mg/dl. A conduta será:
Um paciente de 72 anos, após sofrer queda, no banheiro, com o hemitórax direito sobre o vaso sanitário, dá entrada no PS de um hospital, com muita dor e moderada dificuldade respiratória, principalmente na inspiração. Informa ser tabagista, portador de DPOC e HPB. A radiografia de tórax evidencia fraturas de quatro arcos costais direitos (do 4º ao 7º), sem sinais radiológicos de contusão pulmonar, pneumotórax ou hemotórax. A conduta terapêutica mais adequada para ser adotada nesse caso é
Compartilhar