Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Mulher, 57 anos, observou aumento de volume da região cervical anterior há 6 meses. No exame físico foi palpado, em região do lobo direito da tireoide, um nódulo de 2x3 cm, de consistência fibroelástica, indolor, não aderido aos planos profundos. Exame laboratorial: TSH = 1,0 mUI/L (normal = 0,4–4,0). Com relação à abordagem dos nódulos tireoideanos, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Nódulos de tireoide são comuns, podendo ser detectados à palpação em cerca de 5% da população adulta.
B
A distinção entre lesões foliculares benignas e malignas nem sempre é possível na amostra citológica obtida através de punção com agulha fina.
C
O carcinoma folicular é a neoplasia de tireoide mais prevalente na população.
D
Se o TSH fosse suprimido, estaria indicada a realização de uma cintilografia.
E
O nódulo solitário hiperfuncionante (adenoma tóxico) é em geral consequência de mutação somática ativadora no receptor do TSH.
Os problemas encontrados com maior frequência no idoso são:
Sobre hemicraniectomia descompressiva, afirma-se: 1. É indicada em casos de edema cerebral difuso na Tomografia de crânio e evidência de hemiação cerebral.; 2. Entre as complicações, estão o desenvolvimento de higromas, hidrocefalia e problemas com reabsorção óssea após cranioplastia.; 3. O prognóstico após hemicraniectomia é melhor em adultos que em crianças.
Entre as patologias sistêmicas abaixo qual delas contra indica a doação de córneas?
No procedimento cirúrgico para o tratamento do cisto de tireoglosso, é necessário
Compartilhar