Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Mulher, 58 anos, há seis meses apresentou três episódios de sinusite. Há uma semana surgiram lesões eritematosas, algumas delas evoluindo para úlceras, um edema periorbital, febre e tosse. Investigação complementar revela creatinina de 4,2; radiografia de tórax com infiltrado intersticial, radiografia de seios da face com uma pansinusite. A principal hipótese diagnóstica é:

A
púrpura de HENOCH-SCHÖENLEIN.
B
síndrome de GOODPASTURE.
C
AIDS.
D
granulomatose de WEGENER.
E
poliarterite nodosa.
Homem de 19 anos com história prévia de otite média aguda recorrente apresenta-se com otorréia crônica sem otalgia. Ao exame físico, evidencia-se perfuração da membrana timpânica. Em relação a esta afecção, assinale a alternativa ERRADA:
Paciente do gênero masculino, 65 anos, deu entrada no pronto-socorro queixando-se de dor abdominal de forte intensidade, com início súbito há cerca de 4 horas. Ao exame físico apresentava-se lúcido, hipocorado, FC: 120bpm e PA 80/50 mmHg. O abdome estava doloroso e apresentava massa expansível medindo cerca de 7cm de diâmetro localizada em região epigástrica/mesogástrica. A diurese estava protraída. Foi realizada angiotomografia na sala de emergência, que confirmou a presença de aneurisma de aorta infrarrenal, com hematoma periaórtico. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta para o caso.
Recém-nascido a termo, com 40 horas de vida apresentou vômitos biliosos e distensão de abdome superior. Eliminou mecônio nas primeiras 24h de vida. Genitora com ultrassonografia gestacional mostrando polidrâmnio. Diante desse paciente, assinale a alternativa CORRETA.
O diagnóstico diferencial de hérnia umbilical se faz com as diversas afecções a seguir, EXCETO:
Compartilhar