Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Mulher, 63 anos de idade, portadora de câncer uterino, relata perda de 7 kg do peso corporal nos últimos 2 meses. Previamente à internação, a sua dieta consistia de pão de milho, batata e cereais. Durante a internação, a ingestão de alimentos foi mínima e foi mantida com hidratação endovenosa. Ao exame físico: não possuía dentes; peso = 47 kg; altura = 150 cm. Submeteu-se a histerectomia e, cinco dias após, apresentou deiscência de sutura abdominal. Ao exame físico: perda significativa de cabelos, petéquias perifoliculares, principalmente nos membros inferiores, sangramento cutâneo nas áreas próximas às punções venosas e edema generalizado. Peso de 63 kg. Exames laboratoriais: albumina = 2 g/dl. O diagnóstico é:

A
Kwashiorkor e escorbuto.
B
Kwashiorkor e hipovitaminose K.
C
Marasmo e escorbuto.
D
Marasmo e hipovitaminose K.
Há alguns anos, você vem tratando um homem de 68 anos com ICC por cardiomiopatia dilatada. Ele se mantém compensado, apesar da fração de ejeção de 30% e do aumento global do coração. Está em uso de diurético e captopril, mas não tolerou o betabloqueador que você tentou aditar à terapia por diversas vezes. Ele adentra a emergência hospitalar com palpitação e dispneia, iniciadas poucos minutos antes. O ECG mostra fibrilação atrial com resposta ventricular rápida. Após cardioversão elétrica bem-sucedida, a droga mais indicada para a manutenção do ritmo sinusal será:
Comparece, ao ambulatório, um paciente de cinco anos de idade com história de otites de repetição, rinite persistente e apneia obstrutiva do sono. Essa sintomatologia é classicamente observada em casos de:
Sobre a doença hemorroidária, marque a alternativa correta:
A principal causa de morte no pós-operatório imediato da cirurgia convencional de aneurisma de aorta abdominal é:
Compartilhar