Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Mulher, 72 anos de idade, apresenta há três semanas, febre baixa, fadiga, anorexia, cefaleia temporal direita intensa e dificuldade para a mastigação. Ao exame, observou-se hipersensibilidade e dor à palpação na região temporal. Qual é a conduta?

A
Prescrever, imediatamente, corticosteroide e solicitar exames de VHS e biópsia da artéria temporal.
B
Solicitar tomografia de crânio, exame hematológico completo, VHS e aguardar os resultados para definir a conduta.
C
Prescrever anti-inflamatórios não esteroidais, aciclovir e reavaliar após uma semana.
D
Solicitar angiorressonância de crânio, internar e anticoagular a paciente.
São doenças ou agravos de notificação compulsória:
Criança de sete anos apresenta quadro de hipotomia muscular difusa e movimentos involuntários abruptos e breves, envolvendo a face, o tronco e as mãos. Os movimentos foram descritos como contorsivos e simétricos, impedem a criança de vestir-se. Sua fala é praticamente incompreensível e a grafia tornou-se ilegível. Considerando a principal hipótese diagnóstica, o tratamento indicado é:
Você atende no ambulatório mulher de 32 anos com queixa de queimação epigástrica e plenitude pós-prandial. Não há história de uso recente de quaisquer medicações e o exame físico é normal. Para avaliar doença ulcerosa péptica nessa paciente, qual dos testes abaixo deve ser solicitado?
Homem, 70 anos, tabagista, procura Pronto-Socorro com queixa de dor em membro inferior direito há meses, claudicação intermitente e diminuição progressiva da distância de deambulação. Exame físico: pulsos diminuídos na extremidade do membro inferior direito e frialdade. Deve-se:
Compartilhar