Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Mulher, 73 anos de idade, com hipercolesterolemia, apresentou síncope de duração de 5 minutos em domicílio. Filha nega o uso de medicações, exceto sinvastatina e colírio para glaucoma. Esteve no cardiologista há 3 meses, que não recomendou novas medidas. Foi trazida ao PA onde se apresenta confusa, com pulso radial de 36 bpm, com pausas à inspiração. TA: 120 x 60 mmHg, FR: 20 ipm. Mucosas coradas, sem sinais neurológicos de localização ou de irritação meníngea. Pulmões limpos. Ausculta cardíaca mostra bulhas arrítmicas à custa de pausas, que duram até 30 segundos, além de sopro sistólico suave em foco aórtico. O ECG dessa paciente revela presença de onda P em D2, com intervalo PR de 0,13 segundos, períodos de pausa não precedidos de onda P, não múltiplos do intervalo RR, com duração de até 50 segundos e QRS com morfologia normal e eixo de 30 graus. Esses achados são compatíveis com:

A
bloqueio AV de segundo grau, mobitz tipo II
B
bloqueio AV de primeiro grau
C
bloqueio AV total
D
marca-passo migratório
E
bradicardia sinusal com parada sinusal
A administração simultânea de fármacos pode causar alterações marcantes nos seus efeitos. Essas interações podem aumentar o efeito farmacológico a um nível de toxicidade, ou inibir o efeito farmacológico e privar o paciente do benefício terapêutico. Assim sendo, a prescrição de cetoconazol para um paciente portador de micose superficial não deve ser associado a qual dos outros medicamentos abaixo listados ?
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) acomete frequentemente tabagistas. Sobre essa doença, marque o correto.
Uma paciente de 55 anos apresenta prurido generalizado, principalmente nas regiões plantar e palmar há dois anos, há um ano, notou xantelasma bilateralmente. Durante exames laboratoriais, a positividade de anticorpos antimitocondriais favorece a hipótese de:
A NPT (nutrição parenteral total) NÃO é indicada em:
Compartilhar