Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Otorrinolaringologia

Paciente, 28 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se há 72 horas com febre de até 39°C, cefaleia e dor de garganta. Notou vermelhidão na pele há 24 horas. Ao exame físico, apresenta enantema oral predominante em língua e tonsilas, com hipertrofia de papilas, além de exantema eritematodescamativo acometendo face e tronco e poupando palma das mãos e sola dos pés. O exantema facial poupa região perioral e apresenta-se mais intenso em dobras, onde conflui nas linhas de flexão. O hemograma mostrou 15 mil leucócitos/mm³ com 75% de polimorfonucleares, 160 mil plaquetas/mm³ e Hb: 16 g/dl. No diagnóstico desse paciente, o exame mais útil é:

A
sorologia para dengue
B
pesquisa de anticorpos heterófilos (Paul-Bunnel)
C
sorologia IgM para rubéola
D
teste rápido para estreptococos em orofaringe
E
hemoculturas
Um menino de 3 anos de idade, sem antecedentes clínicos, apresenta há três semanas uma história de febre de moderada intensidade (38,5 °C), intermitente, acompanhada de um aumento na região cervical anterior submandibular direita, que, à palpação, mostra-se como um linfonodo relativamente móvel e doloroso de cerca de 4-5 cm de diâmetro. Marque a alternativa com o diagnóstico mais provável.
A ocorrência de DIP II (tardio) observada na cardiotocografia intraparto indica:
Em relação ao Dispositivo Intra Uterino (DIU), são feitas as afirmações abaixo: I- É contraindicado em nulíparas. II- Em caso de infecção pélvica, deve ser retirado no mesmo momento em que se inicia o uso de anti-bióticos. III- O risco de expulsão diminui à medida que o tempo avança após a inserção. Quais as afirmativas estão corretas?
Em relação à doença de Kawasaki, responda de acordo com as informações abaixo. I - É uma doença infecciosa causada pelo vírus coxsackie II - Após a primeira semana é observada uma plaquetopenia III - Adolescentes são os mais afetados pela doença IV - A terapia com altas doses de metilpredinisolona na fase aguda da doença é usada para evitar a formação de aneurismas em artérias coronárias:
Compartilhar