Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Mulher, 75 anos de idade, com doença de Alzheimer, em ambiente asilar, com incontinência esfincteriana prévia, vem há dois dias com agitação psicomotora intercalada por períodos de sonolência. Não teve diarreia e a temperatura medida pela cuidadora foi de 37,8°C. Ao exame físico, apresenta- se sem rigidez nucal, sem sinais de localização, PR: 108 bpm, FR: 21 ipm, ausculta cardiorrespiratória evidenciando discretos crépitos inspiratórios e expiratórios em base, sem variação com a tosse. Abdome flácido, indolor. A investigação deve começar por:

A
tomografia computadorizada de crânio.
B
Rx de tórax em PA e perfil, gram e ziehl do escarro.
C
ecocardiograma bidimensional.
D
sumário de urina e uroculturas.
E
punção liquórica.
Recém-nascido a termo, sexo feminino, grande para a idade gestacional, nascido por parto com auxílio de fórceps. Parto foi prolongado e difícil. Agora está com 24 horas de vida e está ativo e alerta. Não move seu braço esquerdo espontaneamente ou durante o reflexo de Moro, prefere mantê-lo rodado internamente e aduzido, o antebraço está extendido, pronado e o punho está fletido. O restante do exame físico é normal. Qual das seguintes alternativas indica este cenário?
A lesão do manguito rotador é causa frequente de dor em ombro e de consulta em ambulatório geral e ortopédico. Qual das afirmativas abaixo está correta quanto à evolução dessa lesão?
Sobre crises convulsivas no período neonatal, assinale a assertiva correta.
Paciente com 23 anos, masculino, apresenta há cerca de dois anos episódios de diarreia, frequentemente com a presença de sangue e muco, intercalada com períodos de acalmia de semanas ou meses. Colonoscopia demonstra presença de lesões de aspecto inflamatório no íleo terminal e cólon ascendente. Também foram identificadas neste paciente múltiplas fístulas perianais. Anátomo patológico das lesões intestinais demonstraram processo inflamatório transmural. Qual é o diagnóstico?
Compartilhar