Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Mulher, 75 anos de idade, com doença de Alzheimer, em ambiente asilar, com incontinência esfincteriana prévia, vem há dois dias com agitação psicomotora intercalada por períodos de sonolência. Não teve diarreia e a temperatura medida pela cuidadora foi de 37,8°C. Ao exame físico, apresenta- se sem rigidez nucal, sem sinais de localização, PR: 108 bpm, FR: 21 ipm, ausculta cardiorrespiratória evidenciando discretos crépitos inspiratórios e expiratórios em base, sem variação com a tosse. Abdome flácido, indolor. A investigação deve começar por:

A
tomografia computadorizada de crânio.
B
Rx de tórax em PA e perfil, gram e ziehl do escarro.
C
ecocardiograma bidimensional.
D
sumário de urina e uroculturas.
E
punção liquórica.
A NPT (nutrição parenteral total) NÃO é indicada em:
Paciente de 38 anos queixa-se de prurido vulvar e corrimento vaginal branco fluído, leitoso e sem odor fétido. O pH vaginal é igual à 3,5. A citologia a fresco, encontram-se flora de lactobacilos vaginais exacerbada, poucos leucócitos, células superficiais, muitos restos celulares e núcleos soltos. O diagnóstico é:
Qual a patologia cirúrgica que em geral apresenta de início: vômitos não-biliosos se iniciados após 3 semanas de vida, podendo surgir na 1ª semana de vida ou somente no 5º mês de vida?
Sr. José está em uso de esquema I para tuberculose há 2 semanas e a filha lhe pede uma consulta domiciliar pois o pai está com pouco apetite, sonolento e vomitando. Ao exame, ele está emagrecido, ictérico (+2/4+), eupneico, normotenso, sonolento, mas o reconhece e refere muito mal estar. Seus últimos exames, feitos há 1 mês, demonstram enzimas hepáticas normais e elevação da creatinina sérica. Você, então:
Compartilhar