Mulher, 78 anos, portadora de fibrilação atrial crônica, não fazendo uso de anticoagulante, apresenta dor abdominal iniciada em região periumbilical, que se torna posteriormente difusa, com irritação peritonial. A principal hipótese diagnóstica é:
A
úlcera duodenal perfurada.
B
infarto enteromesentárico.
C
pancreatite aguda.
D
pneumonia em hemitórax direito.
E
infarto agudo do miocárdio.
Outras questões
A Otite Externa Maligna (OEM) é uma infecção grave que se relaciona com a DM, acomete o canal auditivo externo e a base do crânio, podendo apresentar importante morbimortalidade. Diante de tal caso, aponte a alternativa CORRETA.
Lactente com 3 meses de idade em aleitamento materno exclusivo, apresentando vômitos desde o nascimento com aumento da frequência e volume nos últimos 15 dias, com avidez nas mamadas. Ao exame físico apresenta sinais cutâneos de emagrecimento, confirmado nas curvas de crescimento. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Em relação às infecções congênitas neonatais, analise as afirmativas abaixo assinalando a alternativa CORRETA:
Paciente masculino, com 37 anos, apresenta-se com queixas de dores lombares esporádicas, nega febre e a diurese está presente. Ultrassom mostra imagem compatível com cálculo na pelve renal direito, com 2,3 cm, sem hidronefrose. O raio X não apresenta imagens radiopacas na topografia do trato urinário. Exames revelam: creatinina 0.83 mg/dl; ácido úrico 7,7 mg/dl; sumário de urina com PH 5; densidade 1.020, leucócitos 2 e eritrócitos 1, com presença de inúmeros cristais de urato amorfos. O médico do atendimento primário conclui que se trata de um cálculo de ácido úrico. A conduta CORRETA para esse paciente é realizar: