Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

Mulher, 78 anos, portadora de fibrilação atrial crônica, não fazendo uso de anticoagulante, apresenta dor abdominal iniciada em região periumbilical, que se torna posteriormente difusa, com irritação peritonial. A principal hipótese diagnóstica é:

A
úlcera duodenal perfurada.
B
infarto enteromesentárico.
C
pancreatite aguda.
D
pneumonia em hemitórax direito.
E
infarto agudo do miocárdio.
Com base na premissa abaixo, responda a questão a seguir. Médicos socorristas, plantonistas de prontos-socorros ou mesmo qualquer clínico podem se defrontar em algum momento com situações psiquiátricas de emergência e precisarão fazer uma avaliação mínima para conseguir dar um encaminhamento adequado para aqueles quadros que necessitem de maiores cuidados. Pacientes com risco ou tentativa de suicídio podem chegar a atendimento por inúmeras vias e costumam trazer alguns desafios quanto à avaliação e ao melhor encaminhamento. Assim, é importante que tenhamos alguns conhecimentos básicos acerca desse assunto. Assinale a alternativa correta.
A cardiopatia congênita cianogênica mais frequente no período neonatal é:
Paulo, 22 anos, pedreiro, procurou seu médico de família com queixa de dor intensa há 1 hora no hálux do pé esquerdo. Relata que um tijolo caiu de sua mão atingindo a unha do hálux. Ao examiná-lo, o médico constatou hematoma subungueal. Qual o tratamento mais adequado para Paulo?
A endometriose é uma doença que afeta as mulheres na menacme com maior incidência na 4ª década de vida e se caracteriza por:
Compartilhar