Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Mulher branca, com 34 anos de idade, procura ambulatório do SUS com queixa de fraqueza e palidez há três meses, chegando a desmaiar por duas vezes, alterações do apetite e no sono. Ao exame físico, apresentava mucosas descoradas e edema de membros inferiores até os joelhos. Os exames laboratoriais revelaram anemia normocrômica mormocítica, série branca normal e plaquetas normais. A creatinina era 1,7mg %, ureia de 78 mg%, T4 livre e TSH normais, eletroforese de proteínas plasmáticas com albumina baixa e pico monoclonal na região da gamaglobulina. A proteinúria de 24 horas apresentou grade de cadeias leves de imunoglobulinas do tipo Kappa. Baseado nestas informações, responda ao próximo teste. A hipótese diagnóstica mais provável poderia ser:

A
nefrite intersticial crônica
B
síndrome nefrótica por lesões mínimas
C
doença de cadeia leve, com ou sem mielomas múltiplos
D
colagenose com acometimento renal
E
doença de cadeia leve por mieloma múltiplo
São verdadeiras as afirmações abaixo referentes à cirurgia bariátrica, EXCETO:
Sobre crises convulsivas em crianças é CORRETO afirmar que:
Paciente do sexo feminino, 70 anos de idade, sofreu queda da própria altura, evoluindo com dor no quadril direito e incapacidade para marcha. Ao ser examinada, constatou-se que o membro inferior direito estava encurtado e rodado externamente. A suspeita diagnóstica é:
Um paciente está sendo investigado com suspeita de câncer de cólon e seu médico solicita dosagem de antígeno carcinoembrionário (CEA). Em relação à utlidade do antígeno carcinoembrionário nas neoplasias de cólon, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar