Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Mulher branca, com 34 anos de idade, procura ambulatório do SUS com queixa de fraqueza e palidez há três meses, chegando a desmaiar por duas vezes, alterações do apetite e no sono. Ao exame físico, apresentava mucosas descoradas e edema de membros inferiores até os joelhos. Os exames laboratoriais revelaram anemia normocrômica mormocítica, série branca normal e plaquetas normais. A creatinina era 1,7 mg %, ureia de 78 mg%, T4 livre e TSH normais, eletroforese de proteínas plasmáticas com albumina baixa e pico monoclonal na região da gama globulina. A proteinúria de 24 horas apresentou grade de cadeias leves de imunoglobulinas do tipo Kappa. Na elucidação diagnóstica do caso é fundamental pedir:

A
tomografia computadorizada do abdome
B
provas reumatológicas
C
mielograma e biópsia renal
D
biópsia renal, com coloração pelo vermelho do congo
E
mielograma
Mãe procura ambulatório de Ginecologia do HUCAM trazendo sua filha de 8 anos de idade, que começou a desenvolver caracteres sexuais secundários. Ao exame, a criança apresenta pêlos pubianos e desenvolvimento de mamas. Foi submetida ao teste de GnRH e foi elevado. Qual o provável diagnóstico?
A assistência pré-natal criteriosa é fundamental no prognóstico maternofetal. Acerca de cuidados pré-natais, assinale a opção correta.
Com relação à fibrilação atrial, assinale a alternativa INCORRETA:
Homem de 76 anos de idade, com ensino superior completo, tabagista 30 maços-ano, procura o médico (por insistência da filha). Não teve consultas médicas nos últimos 15 anos, pois sentia-se bem. Tem dores nos joelhos ao se levantar, que piora quando caminha. Nos últimos 6 meses, apresentou 4 episódios de quedas da própria altura porque tropeçou no chão da rua. Não tem outras queixas. A filha refere que o pai escuta televisão em volume muito alto e que tem tido certa dificuldade de ler o jornal. No exame clínico: bom estado geral, corado, hidratado, acianótico anictérico, afebril. Mini-exame do estado mental 28/30. Restante do exame neurológico normal. Pressão arterial e frequência cardíaca: Ritmo cardíaco regular em dois tempos com presença de quarta bulha. Tórax em barril. Ausculta pulmonar com murmúrios vesiculares presentes, diminuídos globalmente, sem ruídos adventícios. Semiologia abdominal sem alterações. Edema +/4+ em membros inferiores, com varizes venosas. Crepitação dos joelhos à mobilização. Sem presença de cicatrizes. Qual é a principal hipótese etiológica para as quedas do paciente?
Compartilhar