Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Mulher branca, de 27 anos de idade, relata ser portadora de hipertensão arterial de difícil controle há mais ou menos 4 anos. A pedido médico, realizou os seguintes exames: Hb = 12,8 g/dl; creatinina = 1,2 mg/dl; K+ = 3,1 mEq/L; EAS normal; ECG = ritmo sinusal com HVE; ultrassom de aparelho urinário revelando RD de morfologia e ecogenicidade normais, com 9,2 cm de diâmetro longitudinal e RE também de morfologia e ecogenicidade normais, com 12,1 cm de diâmetro longitudinal. Frente ao caso apresentado, podemos concluir que:

A
trata-se de portadora de hipertensão arterial essencial.
B
não há dados na história clínica ou nos exames complementares que possam sugerir hiperaldosteronismo.
C
betabloqueadores estão formalmente contraindicados nesta paciente.
D
uma angiorressonância ou uma arteriografia renal deveria ser o passo seguinte na elucidação diagnóstica desta paciente.
Uma menina de 4 anos de idade apresenta-se com edema periorbitário no início da manhã. Sua albumina sérica é de 1,5 g/dl. O diagnóstico mais provável é:
Analise as afirmativas abaixo e assinale ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso: ( ) Os sopros inocentes geralmente são rudes, com irradiação para a região axilar e não se modificam com manobras como mudanças de posição do paciente. ( ) O sopro de Still tem como características ser musical, vibratório, de intensidade não maior que 3+/6+, e ser o sopro inocente mais comum na faixa etária pediátrica, quando o paciente é examinado apenas em decúbito dorsal. ( ) O sopro venoso é um sopro sisto-diastólico, que desaparece com a compressão da veia jugular. ( ) A B3, para ser considerada fisiológica, deve apresentar variabilidade durante a ausculta, desaparecendo em alguns momentos, o que se evidencia ainda mais se o paciente for colocado sentado ou em posição supina; além disso, a frequência cardíaca deve estar nos limites normais para a faixa etária do paciente. ( ) O desdobramento fixo da B2 na área pulmonar (P2) caracteriza-se por não haver interferência do ciclo respiratório no desdobramento, como ocorre no desdobramento fisiológico, e deve ser considerado sempre patológico, necessitando investigação complementar. ( ) As impulsões do ventrículo direito, quando presentes, caracterizam-se pelo aumento do ictIus cordis, bem como pelo seu rebaixamento e deslocamento para a linha axilar anterior. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, assinalada de cima para baixo.
A.S.D., 55 anos, sexo feminino, queixa-se de desconforto em membros inferiores, com sensação de peso, queimação e prurido cutâneo. Os sintomas são exacerbados no período vespertino e/ou após longo período em posição ortostática. Refere hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia. Apresenta índice de massa corporal de 34 kg/m². Ao exame dos membros inferiores, notam-se diversas veias reticulares e telangectasias em região poplítea e coxa, bilateralmente. A respeito desse caso, é correto afirmar:
Glândula que contém linfonodo:
Compartilhar