Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Mulher branca de 60 anos buscou auxílio em posto municipal por ter observado várias feridas na genitália externa, que coçavam bastante. Na inspeção, o comprometimento do entorno piloso vulvar era extenso, com diversas lesões ulcerosas macias, aveludadas e úmidas, sendo feito o diagnóstico de doença de Paget da vulva. Esta ginecopatia, algumas vezes e de modo característico, tem associação com:

Considerando que um homem de 50 anos de idade procure o setor de emergência de um hospital com queixas de dor abdominal, vômitos e distensão abdominal associados à parada de eliminação de fezes e flatos, julgue o próximo item. Caso o paciente seja de zona endêmica para doença de Chagas, o megacólon com volvo deve ser considerado, e o exame diagnóstico principal a ser utilizado será o clister opaco.
Jovem de 23 anos queixa-se de excesso de pelos em região facial, e, à ectoscopia, nota-se hirsutismo moderado. Dosagens hormonais revelam testosterona e 17-alfa-hidroxiprogesterona em níveis normais, porém o S-DHEA (sulfato de deidroepiandrosterona) estava bastante elevado. A principal hipótese diagnóstica é:
O que é Hifema:
Sobre linfonodo sentinela podemos AFIRMAR que:
Compartilhar